Secretaria Municipal de Educação

03/09/2013 - Educação
Programa une trabalho e escola em Florianópolis
Durante o expediente trabalhadores se alfabetizam e concluem o ensino fundamental

foto/divulgação: EJA

Turma de alfabetização do Morro da Queimada

Depois de um longo tempo longe da escola, muitas pessoas querem retornar à sala de aula. Querem se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental. O problema é que trabalham durante todo o dia e à noite estão muito cansados para estudar.

O programa A Hora é Agora, da Secretaria de Educação de Florianópolis, permite que os trabalhadores tenham aula onde estão, nos horários e dias da semana em que podem.

 

Na sede da Associação de Reciclagem da comunidade Chico Mendes, na região continental da Capital, homens e mulheres trabalhadores tornaram-se novamente alunos. Neste bairro, as aulas são durante o próprio expediente profissional, em três dias da semana: às segundas, terças e quartas-feiras. Para que a produção não seja comprometida, os 16 estudantes se dividem em dois grupos, um atendido das 13h às 15h, e outro, das 15h às 17h. A idade deles  varia entre 30 e 50 anos.

 

Nas próximas semanas, algumas aulas vão abordar as condições de trabalho, segurança e a prevenção de acidentes. Há uma parceria com a Fundacentro, órgão do Ministério do Trabalho, formado por núcleos de pesquisa em segurança e saúde dos trabalhadores. Breve, em Itacorubi, os 30 catadores do local que lidam com a separação de resíduos recicláveis também iniciarão o programa no galpão da associação.

 

A turma pioneira do programa foi criada no Galpão de Geração de Renda do Morro da Queimada, em que há a produção de aquecedores de água com a reciclagem de garrafas PET. No galpão o curso ocorre nas noites de segunda à quinta-feira, das 19 às 22 horas, a pedido dos trabalhadores.

 

Ler e escrever

 

As referências curriculares do programa A Hora é Agora tem como base alguns elementos da proposta pedagógica já desenvolvida nos núcleos e polos avançados de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA): a problematização da realidade social, o diálogo com os interesses dos alunos, e com os saberes de experiência de vida deles. Uma das marcas do programa é a leitura como princípio educativo, base metodológica para a alfabetização e a ampliação do letramento.  

 

 

Centro Pop

 

            O próximo desafio do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação de Florianópolis, é a implantação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, de uma sala de aula no Centro Pop, instalada na passarela Nego Quirido. O espaço atende pessoas em situação de rua.

 

Serviço:

Aulas na Comunidade Chico Mendes

Dias: segunda, terça e quarta-feira

Horários: 13h às 15h e 15h às 17h

Local: Sede da Associação de Reciclagem

Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 60 - Comunidade de Chico Mendes - Bairro Monte Cristo.

 

Aulas no Morro da Queimada

Dias: segunda à quinta-feira

Horário: 19h às 22 h

Local: Galpão de Geração de Renda

Endereço: Rua Professor Aníbal Nunes Pires, S/N.