Fundação Municipal de Esportes

12/12/2015 - Esporte
Bicampeão mundial de Karaté é ouro nos JASC
Douglas Brose - mais um pódio Florianópolis

foto/divulgação: ROCEL/FME

Douglas Brose Ouro no Jasc

A 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) tem a presença um dos atletas mais vitoriosos do esporte nacional: o carateca Douglas Brose, que tem quatro medalhas em campeonatos mundiais no currículo: dois ouros (Alemanha 2014 e Belgrado 2010), uma prata (Paris 2012) e um bronze (Tóquio 2008). Ele terminará o ano como primeiro do ranking mundial na categoria até 60 kg.

 

E no dia em que comemora aniversário de 30 anos, nesta sexta-feira (11), o presente foi mais uma medalha de ouro nos Jasc, na categoria kumite open, pela equipe de Florianópolis. “É a última competição de 2015 e tinha que ser especial”, destaca Brose, que tem uma trajetória de sucesso nos Jogos Abertos. “Participo do evento desde os 18 anos e conquistei ouro em todas as edições disputadas”. Ele representa a equipe de Florianópolis há oito anos.

 

Para Brose, os Jasc são o primeiro passo para o atleta que sonha com um título mundial. “É uma competição importante, cujo nível subiu muito nos últimos anos, que prepara e revela novos talentos”, ressalta.

 

Douglas é natural do Rio Grande do Sul, mas reside na capital catarinense desde os sete anos de idade quando iniciou no karatê. “É uma modalidade que ensina muitos valores e princípios para a vida, como respeito, disciplina, educação e ética”, ressaltou o atleta.

 

De 2001 a 2005 defendeu a Seleção Brasileira juvenil e junior, em 2006 convocado para a seleção adulta. Em 2009 conquistou a medalha de ouro nos Jogos Mundiais. Nos Jogos Mundiais de 2013 ficou com a medalha de prata. Participou dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, e de Guadalajara 2011, obtendo a medalha de bronze nas duas competições. Em 2015 sagrou-se campeão dos Jogos Pan-Americanos em Toronto, no Canadá.

 

Os Jasc 2015 são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parcerias com prefeituras de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Até o dia 18, o evento envolve aproximadamente 4,6 mil atletas, de 78 municípios.


galeria de imagens