Fundação Municipal de Esportes

06/01/2016 - Esporte
Lei de incentivo a atletas é sancionada na Capital
O programa Bolsa Atleta vai valorizar e apoiar financeiramente atletas medalhistas da cidade

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

O programa Bolsa Atleta vai valorizar e apoiar financeiramente atletas medalhistas da cidade

Os mais de 160 atletas e medalhistas da Capital agora podem contar com um grande incentivo para o esporte. O prefeito Cesar Souza Júnior sancionou nesta quarta-feira (6) a lei que institui no município a Bolsa Atleta. Elaborado pela Fundação Municipal de Esporte, a bolsa irá valorizar e apoiar financeiramente atletas, paratletas, guias, técnicos e auxiliares técnicos, participantes do desporto educacional e de alto rendimento de Florianópolis.

O programa disponibilizará uma ajuda de custa entre R$ 500,00 e R$ 3 mil, divididos por categoria e idade, e servirá como incentivo para cerca de três mil jovens atletas de Florianópolis. O superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Dilnei Bittencourt, explicou que o critério de valor depende da competição e do nível do atleta. “A Bolsa Atleta trabalha diretamente com mérito e é de extrema importância. Essa ajuda de custo é utilizada para cobrir as despesas que o atleta tem durante o ano e também incentiva que outros jovens sigam o exemplo e também busquem crescer em rendimento”, explicou.

O treinador de xadrez Marcelo Pomar, que já acompanhou mais de cem crianças ao longo de dez anos de experiência, destaca que o apoio de uma bolsa muda tudo para um jovem atleta e traz a oportunidade da profissionalização para jovens como Davi Sulzbacher Gonçalves, que, com apenas 15 anos, já possui um importante currículo: pertence à seleção catarinense de xadrez, já foi medalhista nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e nos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc). Venceu também na categoria sub-16 do Festival Nacional da Juventude de Xadrez, competição válida pelo Campeonato Brasileiro de Xadrez, e representou a Capital na Grécia, no Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez, em novembro do ano passado.

Além de Marcelo Pomar, também trabalham no treinamento do enxadrista Davi: César Umetsubo, que foi cinco vezes campeão brasileiro de categorias e foi o primeiro residente em Florianópolis a receber o título de Mestre Internacional de Xadrez; Kaiser Luiz Mafra e Daniel Brandão.

O prefeito Cesar Souza Junior ressaltou a importância de um município como Florianópolis ter dado esse passo para apoiar os atletas da Capital. “Somente o talento não é suficiente, é necessário condição para se aprimorar e é isso que queremos oferecer aos nossos campeões. Agora com a lei sancionada, a cidade passa a ter um instrumento direto de apoio aos atletas, sem intermediários. Nosso próximo desafio será, com a ajuda de vocês, definir os critérios da bolsa, para que seja implementada ainda este ano”, afirmou.

Estiveram no ato de assinatura 15 atletas medalhistas de diversas modalidades, como caratê, surf, ginástica rítmica, bodyboard e taekwondo. Os vereadores Edmilson Pereira e Célio João, apoiadores do projeto Bolsa Atleta, também estiveram presentes.


galeria de imagens