Fundação Municipal de Esportes

23/05/2016 - Comunicação
Prefeitura concede Bolsa Desportiva Municipal
Programa inédito na cidade beneficia atletas, paratletas e guias, técnicos e auxiliares

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Paratleta Lucas Ferrari assina termo de adesão ao Programa

O esporte de Florianópolis guardará este 23 de maio como um dia histórico: o da assinatura do termo de adesão ao Programa Bolsa Desportiva Municipal. É que, pela primeira vez, a Prefeitura, através da Fundação Municipal de Esportes (FME), viabiliza a concessão de bolsas financeiras diretamente a atletas, paratletas e guias, técnicos e auxiliares que vêm se destacando em competições oficiais em nível municipal, estadual, nacional e internacional. O Programa foi instituído pela lei municipal nº 9.936/15.

“Não tenho dúvida de que damos aqui um passo que não voltará atrás. Vamos agora partir para a meritocracia, para o desempenho”, disse o prefeito Cesar Souza Junior na solenidade que marcou a data, realizada no auditório da sede da OAB/SC.


“Agora, preocupem-se, apenas, em treinar, em se esmerar”, orientou o prefeito, referindo-se a muitos dos 186 contemplados com as primeiras bolsas presentes no evento. Entre eles, Lucas André Ferrari, que possui deficiência no braço direito e está pré-convocado para as Olimpíadas Rio 2016 pelo Paratletismo.

Após fazer menção ao “dia que entra para a história do esporte de Florianópolis” e agradecer ao prefeito por acreditar na valorização do esporte, o superintendente da FME, Lídio da Cruz, também aproveitou para fazer um pedido aos atletas.


“Este ano, honrem com os melhores resultados a cidade nos Jogos Abertos, nos Joguinhos Abertos e na Olesc (Olimpíada Estudantil Catarinense)”. Seu antecessor à frente da Fundação, Dilnei Bittencourt, por sua vez, destacou que a Bolsa Desportiva Municipal “é uma conquista que vem sendo batalhada de muito tempo” e beneficia “quem tem efetivamente resultado, mérito, se dedica, e tem suor”.

Distribuição das bolsas

Neste ano, os agraciados com a Bolsa Desportiva Municipal representam 19 modalidades – judô, natação, karatê, xadrez, tênis, surf, skate, taekwondo, stand up padle, remo, orientação (corrida em trilha), ginástica rítmica, triathlon, tiro esportivo, paraatletismo, bocha paralímpica, natação paraolímpica, ciclismo paraolímpico e remo paraolímpico.


Quanto às 11 categorias, as bolsas foram distribuídas assim: 23 infanto juvenil estadual, 24 juvenil estadual, seis juvenil nacional, 60 adulto estadual, 14 adulto nacional, sete adulto internacional, 14 paradesporto estadual, uma paradesporto nacional, duas paradesporto internacional, 26 técnico e nove auxiliar técnico. O valor das bolsas varia entre R$ 300,00 e R$ 2.500,00, mês, pelo período de um ano.

A escolha dos beneficiados deu-se através de um processo seletivo – chamamento público, cujo edital deixava claro que sua finalidade era a de incentivar e apoiar atletas, paratletas, guias, técnicos e auxiliares técnicos, envolvidos na prática/treinamento das modalidades constantes dos programas da Fundação Municipal de Esportes, com prioridade àquelas em que o município vem apresentando melhor desempenho técnico, mediante série histórica de resultados em eventos oficiais de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.


galeria de imagens