Secretaria Municipal da Fazenda

17/10/2023 - Fazenda
Fazenda de Florianópolis atualiza mais informações para o Cadastro dos Contadores e seus Clientes

foto/divulgação: Unsplash

Fazenda de Florianópolis atualiza mais informações para o Cadastro dos Contadores e seus Clientes

 

Nesta terça-feira (17), a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria da Fazenda, voltou a atualizar mais algumas informações para o Cadastro dos Contadores e seus Clientes. Desde meados de junho, a secretaria está trabalhando na viabilização do cadastro advindo do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) como entrada para os vínculos dos Contribuintes, Contadores e Clientes.
 
O projeto piloto ocorreu nos meses de julho e agosto e, com o sucesso, as primeiras importações de dados do CRCSC foram realizadas no último dia 19 de setembro. Com isso, alguns procedimentos devem ser observados para que as atualizações sejam realizadas com sucesso. 
 
Confira todas as informações abaixo
 
1) O cadastro dos Contadores e seus vínculos com os Clientes deve ser realizado diretamente no site do CRCSC (https://www.crcsc.org.br/servico/view/6), preenchendo as seguintes informações:
 
1.1) Inclusão
 
- CNPJ;
- Razão Social;
- Endereço completo;
- Motivo de Inclusão
- Termo Verificador;
- Número do Termo Verificador;
- Honorários estipulados.
 
1.2) Transferências
 
Além dos campos do item 1.1, preencher corretamente os dados do Responsável Anterior:
- Número do Registro;
- CPF;
- Categoria;
- Nome.
 
Estes dados irão facilitar para que o Contador anterior receba a solicitação para finalização da transferência.
 
Após isso, a importação de dados será separada em duas fases:  
 
1) Inclusão - Semanalmente, está sendo gerado um arquivo pelo CRCSC, com os Contadores, Organizações e seus Clientes e importado pela Secretaria da Fazenda. Logo, informações cadastradas de segunda a sexta-feira de uma semana são carregadas no município na terça-feira seguinte.
 
2) Transferências e Exclusões - Após o dia 15 de cada mês, serão gerados arquivos com as transferências dos Clientes entre os Contadores, também semanalmente, mas limitando-se às duas últimas semanas. Esse prazo diferenciado para transferências e inclusões é fruto da solicitação do SESCON GF, CRCSC e Contadores, em reunião a convite da Fazenda Municipal realizada em 14 de julho, quando do lançamento do piloto, para que os acessos estejam disponíveis para os mesmos até o fechamento da apuração dos impostos municipais da competência em que o contador anterior ainda consignava como responsável, e para que a competência anterior não seja absorvida equivocadamente pelo novo responsável contábil.  
 
Importante destacar que neste primeiro momento a geração do arquivo e a importação está sendo realizada de forma manual. Projetamos para o próximo ano a criação de um processo automatizado para receber as informações em tempo real da atualização dos Contadores e Clientes.
 
"Desta forma, a Secretaria da Fazenda, em parceria com o CRCSC e entidades contábeis, desburocratiza esse processo, isentando que os contadores abram processos de vinculação a seus clientes junto à PMF, ou seja, baixando uma das obrigações atuais e agilizando o processo de vinculação, e parte para novos desafios a fim de trazer cada vez melhores resultados e parcerias com os Contribuintes de Florianópolis", enfatiza a Secretária da Fazenda de Florianópolis,  Michele Roncalio.