Secretaria Municipal da Fazenda

21/06/2023 - Fazenda
Prefeitura de Florianópolis assina parceria com Conselho Regional de Contabilidade para integração das informações sobre tributos

foto/divulgação: Divulgação/PMF

A integração de informações facilitará o desenvolvimento de uma melhor estrutura no Sistema Tributário Municipal

Para tornar todo o processo de importação de dados cadastrais de contadores mais desburocratizado, bem como vincular a responsabilidade técnica desses profissionais com os clientes e empresas que atendem, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria da Fazenda,  assinou um Termo de Cooperação com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC) nesta quarta-feira (21). Desta forma, a integração de informações facilitará o desenvolvimento de uma melhor estrutura no Sistema Tributário Municipal,  além de atender todas as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
 
O compartilhamento de informações promoverá um processo integrado de abastecimento do sistema com os dados e informações necessárias para retomar, de maneira amplificada, a parceria entre Prefeitura e CRC-SC e simplificar o acesso dos contadores ao sistema tributário da PMF, para que atendam com maior facilidade as demandas e obrigações das empresas pelas quais respondem.
 
Assim, organizações contábeis, contadores e os contribuintes serão beneficiados, já que atualmente o processo é bem mais burocrático, sendo necessário abrir processos específicos para que os contadores tenham acesso aos serviços e às informações desejadas, relacionadas aos clientes e empresas de Florianópolis. Nesse caso, a Prefeitura de Florianópolis aproveitaria a integração para ter o controle das informações, observando a LGPD, e garantindo o acesso aqueles profissionais contábeis que prestam serviços aos contribuintes de ISS de Florianópolis.
 
“Estamos dando mais um passo em busca da desburocratização em todos os setores da Fazenda de Florianópolis. A assinatura deste Termo de Cooperação  deixará o processo de cadastramento e vinculação profissional e de organizações contábeis muito mais ágil e seguro, através da automatização, e estamos trabalhando conjuntamente com o CRC para que a integração de informações comece a valer a partir de 1º de agosto”, destaca a secretária da Fazenda de Florianópolis, Michele Roncalio.