Fundo Municipal de Cinema

29/06/2010 - Cultura
V Edital Prêmio Armando Carreirão 2010
Ata do Edital

 

V º PRÊMIO FUNCINE DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

“ARMANDO CARREIRÃO” 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS FUNCINE – FUNDO MUNICIPAL DE CINEMA

 

COMISSÃO JULGADORA: Iur Gomes , Ricardo Weschenfelder, Lícia Brancher, Fábio Brüggemann e Fernando Leão

Projetos Contemplados

Animação

Berbigão à Fugitiva

Proponente: Policarpo Graciano Pinto

Sinopse: Em Florianópolis, na Costeira do Pirajubaé, após descobrir-se em uma cozinha de um pescador, e prestes a tornar-se a próxima vítima do almoço, um berbigão aproveita uma rápida oportunidade de fuga e inicia uma empreitada para retornar à seu habitat, porém, no caminho, o que parecia ser uma jornada simples, transforma-se em um desafio repleto de surpresas e situações inusitadas.

Suplentes

1)Tainha Negra

Proponente: David Pereira Neto

2)O Natal de Pedro

Proponente: Oscar Raimundo dos Santos Júnior

 

Documentário

ASP.DOC

Proponente: Aline Maria Dias

Sinopse: Documentário sobre  o artista Carlos Asp, mostrando o seu processo de criação e a relação indissociável entre arte e vida, que caracteriza o seu trabalho. O documentário explora a relação que o artista estabelece com os lugares, os objetos e a paisagem; o caráter portátil e a desdobrável de seu trabalho; os diferentes usos da palavra em suas imagens e as imagens que se criam pelas palavras, através de narrativas, memórias, anotações gráficas e conversas infinitas.

Bolachas

Proponente: Marco Martins

Sinopse: O documentário tem como objetivo traçar um panorama do rock´n´roll catarinese, com foco na cidade de Florianópolis. A narrativa se desenvolve de acordo com os depoimentos dos personagens que viveram e ajudaram a construir a história e o vasto material de arquivo, em especial os registros em discos de vinil. O documentário Bolachas poderia ser chamado, na falta de um termo mais apropriado, um filme de resgate cultural. Por quê? Ao buscar contar a história das últimas décadas pelo filtro do rock´n´roll, o documentário naturalmente caminha para a juventude e comportamentos sociais na cidade de Florianópolis. Vês ou outra, o “som” que se faz nas cidades do interior se faz ouvir na capital. E vice-versa. Estão entre os entrevistados personagens distantes geograficamente, porém fundamentais na história que se vai formando.

O Milho e o Novo

Proponente: Rafael Antônio Motta Boeing

Sinopse: O convívio entre diferentes gerações dentro de uma determinada família de produtores de milho e ou derivados (farinha de milho, pão de milho) no município de São Bonifácio – SC. Com atenção para o que vem mudando, de uma geração para a outra, nas suas formas de pensar e agir sobre o mundo. A família em questão será acompanhada e filmada em suas atividades de trabalho e lazer ao longo de um mês, com foco tanto nas tarefas mais banais e cotidianas de seus membros, quanto em momentos em que a intenção entre campo e cidade, “tradicional” e moderno, seja mais evidente e intenso no interior desta.

Suplentes

1)Cléber e a Máquina

Proponente: Rosana Cacciatore Silveira

2)Lâminas e Espumas

Proponente: Luciano Delpizzo Burin

3) A Paixão Segundo Todos os Homens

Proponente: Cristina Kreuger

 

Ficção

Linha do Tempo

Proponente: Felipe Vernizzi

Sinopse: André é uma criança de seis anos de idade que mora próximo ao mar. Como sonâmbulo ele passa todas as noites a sair e fugir em direção a praia, onde volta a se deitar na areia. Julia, a mãe de André, passa  redobrar a atenção com elee levando ela criar uma estratégia para perceber as fugas do filho. Durante o sono do filho ela amarra um barbante entre os dois, precebendo assim a sua saída e lhe dando proteção. A história da um salto de quase 30 anos, André agora vive em uma metrópole, trabalha em uma grande empresa e tem uma família. Apesar de não ser mais sonâmbulo, André tem sonhos freqüentes com o mar qual passou sua infância, e esses sonhos o pertuba como se eles apontassem um vínculo importante perdido em sua vida. André decide ir à praia de sua infância com a família. Lá, deita na areia e sonha que acorda na mesma praia, porém amarrado pelo barbante azul usado por sua mãe na infância, ele o segue até reencontrar sua mãe, que o abraça e desamarra o barbante na cintura. André volta a acordar e se junta a sua família na água do mar.

Retrato Falado

Proponente: Melissa de Souza Lipinski

Sinopse: Joana adora desenhar enquanto fala ao telefone, principalmente quando conversa com operadores de telemarketing que lhe oferecem os mais diversos serviços e produtos. Ela tenta desenhar o rosto e feições das pessoas que estão do outro lado da linha. Um dia, o operador de telemarketing que ela desenhou, a convida para sair. Ela aceita para ver se ele realmente é como ela desenhou. E, para a sua surpresa, encontra no local marcado, o homem do seu desenho. Porém ele não era quem ela pensava ser.

Qual queijo você quer?

Proponente: Cíntia Domit Bittar

Sinopse: Margarete ´w uma senhora de setenta e cinco anos que tem um súbito ataque de raiva quando seu marido – de mesma idade – pergunta, enquanto eles jogam baralho, se ela pode trazer um queijo da venda.

Suplentes

1) Ana no Espelho

Proponente: Márcia de G. Paraíso Cavalcanti

2)  Noite Clara

Proponente: Felipe Vernizzi

3) O Grande Gatuno

Proponente: Cláudia Cárdenas