Fundo Municipal de Cinema

21/02/2011 - Cultura
Cine Pitangueira
Saneamento Básico no Cineclube Pitangueira

foto/divulgação: divulgação

making of. leo gomes, luiz henrique cudo e o cervejeiro rupprecht loeffler

O Cineclube Pitangueira exibe nesta quinta-feira (24), a partir das 18h30, o longa Saneamento Básico, de Jorge Furtado, e os curtas O rim de Napoleão, de Fernando Coimbra, O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar, de Leo D. e Willian Paiva, e Cerveja Falada, de Guto Lima, Luiz Henrique Cudo e Demétrio Panarotto.


          A sessão dos curtas começa às 18h30 e do longa, às 20h.

 O filme de Jorge Furtado e uma comédia que mostra como a mobilização de uma comunidade por obras de saneamento básico se transforma na realização de um vídeo de ficção científica. Realizado em 2007, o longa foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre.

 

            Entre os curtas, há o documentário em 35mm Cerveja Falada, que foi produzido em Santa Catarina e durante esta semana foi lançado em DVD, que inclui extras. O documentário gira em torno do cervejeiro Rupprecht Loeffler, de 93 anos, e de sua cervejaria, a “Canoinhense”. Cerveja Falada foi rodado com o prêmio Edital Catarinense de Cinema (Prêmio Cinemateca/FCC).


           

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema (Funcine) com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes. O cineclube funciona da Casa das Máquinas do Casarão da Lagoa.


 
O quê
Sessão Cine Pitangueira
Quando
Quinta (24), a partir das 18h30
Onde
Casa das Máquinas. Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição
Quanto
Entrada franca.
 
Programa
 
18h30min
 
O rim de Napoleão, de Fernando Coimbra, 2009, Ficção, 5min
O filme conta a história de dois velhos que foram rivais desde a infância e agora exercem a rivalidade na bocha.


 
O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar, de Leo D. e Willian Paiva, 2007, Animação, 11min
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem a terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem.


 
Cerveja Falada, de Guto Lima, Luiz Henrique Cudo e Demétrio Panarotto, 2010, Documentário, 15min
Os personagens são Rupprecht Loeffler e sua cervejaria, a “Canoinhense”. Um trabalho de resgate de parte da memória de um cidadão de 93 anos de idade que acompanhou as movimentações do século 20, mas que mantém o tempo parado dentro de sua cervejaria. Uma vida dedicada à paixão pelo trabalho e à manutenção de uma tradição familiar.
 
 
20h
 
Saneamento Básico, de Jorge Furtado, 2007, Ficção, 112min
Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Os moradores se reúnem para elaborar um filme...
 

--


galeria de imagens