Fundo Municipal de Cinema

02/06/2011 - Cultura
Terras & Conflitos no Cine Ieda Beck
08 de Junho de 2011, 20hna Cinemateca Catarinense , Travessa Ratclif, 56 – Centro, Fpolis, SC . A entrada é gratuita.

foto/divulgação: divulgação

still A Invasão de Alegrete de Diego Muller

 TERRAS & CONFLITOS

Famílias e países, alianças e ditaduras. As fronteiras geográficas, ideológicas e hereditárias mapeiam conflitos que, levados ao extremo, derramam sangue e perpetuam diferenças. O Cineclube Ieda Beck traz quatro curtas que delineiam estes territórios em constante resistência e negociação. Produzidos em Lages, Florianópolis, São Paulo e Rio Grande do Sul, os filmes cartografam - ora com humor, ora com severidade histórica -  momentos de conflito entre países, famílias e partidos.

 

1)      Novembrada de Eduardo Paredes (Ficção/ 1998/20’/SC)

Sinopse: Em novembro de 1979, um protesto de estudantes universitários contra a presença do Presidente da República, transforma o centro da ilha de Santa Catarina em um campo de batalha.

 

2)      Guerra de Arturo, direção de Júlio Taubkin, Pedro Arantes (Ficção/2009/19’/SP)

Sinopse: Arturo é um reles funcionário da redação de um grande jornal. Sua rotina é quebrada quando, por um erro de digitação, ele deflagra uma guerra entre Brasil e Argentina. Agora, resta a Arturo consertar seu erro, salvar o mundo e ficar com a garota.

 

3)      “Guerra de Sombras”, direção Fernando Leão (Ficção/2007/24’/SC)

Sinopse: A luta por posse de terras, envolvendo personagens da região serrana, tendo como pano de fundo a Guerra do Contestado. Filmado na Coxilha Rica, região do interior de Lages. (Exibido no projeto Curtas Catarinenses, da RBS TV SC em 2007)

 

4) “ A Invasão de Alegrete, direção de Diego Muller ( Ficção/2009/21’/RS)
Sinopse:  Rio Grande do Sul. Duas cidades vizinhas: Alegrete e Uruguaiana. Uma rivalidade histórica. Após a instalação do primeiro telefone público em Alegrete, dois uruguaianenses resolvem passar um trote em Doutor Sérgio, único possuidor de telefone da cidade rival: Uruguaiana prepara A Invasão do Alegrete. Famoso em dar notícias ruins vindas de longe, Doutor Sérgio parte, junto com seu fiel escudeiro Paulinho, numa jornada repleta de surpresas em busca de ajuda para defender a cidade.

 

 


galeria de imagens