Fundo Municipal de Cinema

29/07/2011 - Cultura
Lançamento do Cine Dona Chica
Domingo 31 de Julho de 2011, 17h – ENTRADA GRATUITARancho da Canoa – Praia do Campeche - Florianópolis - SC

foto/divulgação:

Dona Chica  é homenageada pelo cineclube.

                  È no clima da puxada de rede e dos causos de pescadores que convidamos todos para uma sessão de cinema nada convencional. Dizemos isto, pois não se trata de uma sala de cinema aos moldes de multiplex e nem aos moldes convencionais do cinema Cult, mas sim, de um rancho de pescadores que esta sempre aberto a construir a pagina da nossa história local e que também a partir de agora abre suas portas para o espaço com a sétima arte (cinema).


     A contação de histórias será um pouco diferente, ao invés dos causos de pescadores, mensalmente o Rancho da Canoa do seu Getúlio, receberá histórias projetas em imagem e som, através de uma exibição mensal do cineclube.


        Ao lado de Glória, canoa centenária, feita de madeira de um pau só, será lançada as atividades do Cine Dona Chica, em homenagem a matriarca da família Inácio. O lançamento acontecerá neste domingo, dia 31 de julho, data que marca o fim  da pesca da tainha e o aniversário de morte do aviador Francês  Zeperri.

Homenageamos uma personagem muito importante na história do Campeche, a Dona Chica, esposa do saudoso pescador Seu Deca Rafael, mulher nativa que levou a tal feito devido a sua bela história.

          Com sessões mensais, o cineclube irá incentivar não só o público interessado em filmes mas também trabalhará a integração de forma social. Este é um compromisso da Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche juntamente com a Fundação Franklin Cascaes com a comunidade do Campeche.


    Para  dar início ao ciclo da sétima arte abriremos com o documentário de Mônica Corrêa, o média metragem “De Saint Exupéry a Zéperri”, que marcará um novo momento no Campeche e da nossa cidade.


Programação:


 17h :  apresentação do boi de mamão do Campeche
17:30:  Projeto Musica do Rancho da Canoa
18h: Lançamento do Cineclube Dona Chica.
 
 
“De Saint – Exupéry a Zeperri”, direção de Branca Regina Rosa. Criação e argumento de Mônica Cristina Corrêa/ Roteiro de Delmar Gularte. Em associação e parceria com a Succession Saint-Exupéry (Paris-Agay, França).   ( Doc/ Brasil/ 50 min./ 2011)


Sinopse: Perfazendo a história da antiga companhia de correio aéreo francesa Aéropostale implantada no Brasil a partir de 1924, o documentário traz à tona a biografia de um dos seus mais renomados pilotos: Antoine de Saint-Exupéry. Também autor de um dos maiores best-sellers universais, O Pequeno Príncipe, Saint-Exupéry, tido como o “poeta da aviação” graças às suas demais obras, trabalhou entre 1929 a 1931 na sede argentina da empresa. Nesse período, teria sobrevoado várias vezes a costa do Brasil, na qual a Aéropostale possuía 11 escalas. Próxima a Buenos Aires ficava a escala de Florianópolis, em Santa Catarina, no bairro do Campeche. Em suas paradas pela região, o piloto-escritor teria conhecido pescadores e entrelaçado com eles uma singela amizade. Seu nome de difícil pronúncia incitou, entre os moradores, o apelido “Zeperri”, cristalizado na cultura e no folclore de Florianópolis. “De Saint-Exupéry a Zeperri”, cruzando testemunhos de franceses e brasileiros, alia relatos orais à pesquisa histórica para reconstituir um capítulo praticamente desconhecido de um escritor cuja vida e obra remontam ao mito.
 
O QUE: Sessão do Cineclube Dona Chica “De Saint Exupéry a Zeperri”
QUANDO: domingo 31 de Julho, às 17h.


ONDE: Rancho da Canoa, final da Avenida Pequeno Príncipe, na praia do Campeche, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil


QUANTO: Entrada Franca


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre


UMA REALIZAÇÃO: Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche, Fundação Franklin Cascaes, Funcine e Cinemateca Catarinense ABD/SC.


CONTATOS: cinecampeche@gmail.com,

Sofia Mafalda (48) 9125.5306, Luis Prates (48) 9123.8851  e Seu Getulio (48) 9124.6978