Fundo Municipal de Cinema

11/08/2011 - Cultura
CINE IEDA BECK Sessão Documentário, quarta 31, às 20h
Filmes de jovens diretores e veteranos comemora Dia do Documentário

foto/divulgação:

Viagens a Biguaçu, de Fábio Brüggemann, com Salim Miguel

O Cineclube Ieda Beck exibe no dia 31 de agosto, às 20h, na Cinemateca Catarinense, cinco documentários, mesclando novos diretores e veteranos. É a segunda sessão do mês em homenagem ao Dia do Documentário, celebrada dia 7 de agosto. A data é uma iniciativa da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, a ABDeC, que escolheu o dia para destacar, fortalecer e estimular as produções do gênero. 

A Associação dos Documentaristas escolheu 7 de agosto pois foi quando nasceu Olney São Paulo, cineasta eleito pelas 27 ABDs do Brasil por importantes contribuições ao segmento. Olney foi vítima da ditadura militar. Foi preso e torturado pelo filme Manhã Cinzenta de 1969.

 
Um dos destaques da próxima sessão é o clássico “Ilha das Flores” de Jorge Furtado. O curta de 1989 mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O diretor se utiliza de fortes imagens e de uma linguagem quase científica. A produção ganhou mais de 15 prêmios pelo mundo, incluindo o Urso de Prata de melhor Curta-metragem no Festival de Berlim de 1990.


A curadoria do Cine Ieda Beck - agora com dois novos membros, Gabriela Bressola e Tiaraju Verdi – selecionou ainda “Viagens a Biguaçu” de Fábio Brüggeman, em que o diretor conversa com Salim Miguel. Os dois fazem uma viagem sobre a literatura e a paisagem das obras do autor de "Nur na Escuridão", que viveu em Biguaçu. 

O Cineclube Ieda Beck é uma realização da Cinemateca Catarinense, Funcine e Prefeitura Municipal de Florianópolis em parceria com a Fundação Franklin Cascaes e a Travessa Cultural.

 

Programação:

Quarta-feira.: 31 de agosto: 20h

“De Volta para Casa” de Richard Valentini

“Temporão”, de Felipe Carrelli

“A Praça XV” de Giovana Zimermann

“Ilha das Flores” de Jorge Furtado

“Viagens a Biguaçu”, de Fábio Brüggemann.

 

O QUE: sessão do Cineclube Ieda Beck “Documentário”

QUANDO: Quarta-feira, 31 de agosto, às 20h.

ONDE: Cinemateca Catarinense - Instituto Arco-Íris. Travessa Ratclif, 56 (esquina com João Pinto)

QUANTO: Entrada Franca

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

UMA REALIZAÇÃO: Cinemateca Catarinense, Pref. Municipal de Florianópolis, Funcine, Travessa Cultural, Fundação Franklin Cascaes.

CONTATOS: cineiedabeck@gmail.com  /  Cinemateca Catarinense (48) 3224.7239     Sofia Mafalda (48) 9125.5306


galeria de imagens