Fundo Municipal de Cinema

03/09/2012 - Cultura
Cine Pitangueira exibe O Pântano, de Lucrecia Martel
Aos 45 anos, diretora é um dos destaques do cinema argentino

O Pântano, de Lucrecia Martel, é o filme argentino em cartaz nesta terça, 4 de setembro, às 20h, no Cineclube Pitangueira, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Com entrada gratuita e classificado para espectadores com idade a partir dos 14 anos, o longa faz parte do Ciclo de Cinema Latino em cartaz no cineclube.

 

O filme é ambientado no mês de fevereiro no Nordeste argentino. Sol escaldante e chuvas tropicais. Neste perodo, na região, algumas terras tornam-se pantanosas. Esses pântanos (ciénaga em espanhol) são mortais para os animais que neles se afundam. Mas esta história não é sobre pântanos, mas sobre a cidade La Ciénaga e os seus arredores.

 

Mecha tem 50 anos, um marido que pinta o cabelo e quatro filhos. Nada que dois ou três copos não possam curar. A família passa o Verão no campo, em La Mandrágora, numa casa com uma piscina decrépita, e imunda. Tali, prima de Mecha, também tem um marido e quatro filhos. Vive em La Ciénaga numa casa sem piscina. Um acidente vai reunir as duas famílias durante o tempo de um Verão, o tempo de uma estação no Inferno.

 

Nascida em 1966 na cidade de Salta, Lucrecia é um dos destaques da recente produção argentina. Além de O Pântano (La Ciénaga), de 2001, ela é diretora de A Menina Santa (La Niña Santa), de 2004. Os filmes foram premiados no Festival de Berlim e de Havana. Se o cinema argentino tem se destacado no contexto latino-americano pelas proposições estéticas, pelo apuro formal, por temáticas instigantes e narrativas incomuns, Lucrecia Martel é um dos nomes que direcionam a Argentina para uma posição de destaque no cenário internacional.

 

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

O quê: Cineclube Pitangueira exibe O Pântano, de Lucrecia Martel

Quando: 4 de setembro, terça-feira, às 20h

Onde: Casa das Máquinas. Praça Bento Silvério. Lagoa da Conceição

Quanto: gratuito