Fundo Municipal de Cinema

14/09/2012 - Cultura
Cine Pitangueira exibe Soy Cuba, do russo Mikhail Kalatozov
Realizado em 1964, o longa foi engendrado para servir como propaganda do comunismo

foto/divulgação: divulgação

Soy Cuba, de Mikhail Kalatozov

O Cineclube Pitangueira exibe no dia no dia 18 de setembro, terça-feira, às 20h, o filme Soy Cuba (Ya Cuba), do diretor russo Mikhail Kalatozov. Com entrada gratuita e classificado para espectadores com idade a partir dos 14 anos, o longa faz parte do Ciclo de Cinema Latino em cartaz no cineclube da Lagoa da Conceição, de Florianópolis.

           

 Realizado em 1964, numa co-produção entre Cuba e Rússia, o filme foi realizado como propaganda comunista durante a Guerra Fria. Dirigido pelo principal cineasta russo da época, levou 14 meses para ser rodado. Ao final, não agradou nem a cubanos nem a russos e permaneceu no limbo até o início dos anos 90.

 

Em 1991, foi recuperado pelos cineastas norte-americanos Francis Ford Coppola e Martin Scorsese, que promoveram a exibição do filme nos Estados Unidos. Sobre o longa há o documentário Soy Cuba, o mamute siberiano, realizado pelo brasileiro Vicente Ferraz.

 

Soy Cuba, de Kalatozov, narra quatro histórias ambientadas na Cuba pré-revolucionária. Em Havana, Maria envergonha-se quando o homem de quem gosta percebe como ela ganha a vida. Pedro, um camponês idoso, descobre que a terra que cultiva foi vendida a uma empresa. Um universitário vê seus amigos serem atacados pela polícia quando distribuíam panfletos a favor de Fidel Castro. Por fim, uma família de camponeses é ameaçada pelas forças de Fulgêncio Batista, o ditador derrubado pelas forças revolucionários de Fidel.

 

Realizado com recursos de uma superprodução e com equipamento de ponta, Soy Cuba é considerado é um poema visual do Comunismo, mostrando a opressão do povo cubano, em plena revolução. Kalatozov mostrou com sua câmera acrobática, em grande angular, imagens deslumbrantes de Cuba, proporcionadas pelo diretor de fotografia Serguei Urushevski, técnico dotado de grande imaginação visual e capaz de realizar seqüências cinematográficas incomuns.

 

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

O quê: Cineclube Pitangueira exibe Soy Cuba, do russo Mikhail Kalatozov

Quando: 18 de setembro, terça-feira, às 20h

Onde: Casa das Máquinas. Praça Bento Silvério. Lagoa da Conceição

Quanto: gratuito