Fundo Municipal de Cinema

18/09/2012 - Cultura
Sessão de aniversário do Funcine lota Teatro da Ubro
Houve lançamento de cinco filmes premiados pelo Edital Armando Carreirão

foto/divulgação: Márcio H Martins

Diretores dos filmes e a presidente do Funcine, Cláudia Cárdenas

Com capacidade para 90 espectadores, o auditório do Teatro da Ubro não foi suficiente para abrigar todo o público que participou das comemorações de aniversário dos 23 anos do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine), realizado na sexta-feira dia 14 de setembro. Serão realizadas novas sessões dos filmes para atender ao público que ficou de fora. Uma das exibições deverá ser realizada ainda neste semestre na UFSC.

 

Foram lançados os filmes Documentário, de Rafael Schlichting, Vento Sul, de Renan Cabral Fontana, O Travesseiro de Penas, de Jefferson Bittencourt, Eles foram por ali, de Gabriel Bueno Almeida, e Linha do Mar, de Felipe Vernizzi. Todos os curtas foram premiados e realizados com recursos do edital Armando Carreirão, do Funcine.

 

Nesta semana, durante as comemorações do aniversário do Fundo, que ocorre nesta terça, dia 18, também serão abertas as inscrições para o concurso da vinheta da entidade, que vai premiar o vencedor com R$ 3 mil. Os concorrentes devem entregar três versões, com 5, 15 e 30 segundos de duração. O vídeo será usado como imagem institucional nos eventos patrocinados pelo Funcine.

 

Segundo Cláudia Cárdenas, presidente da entidade, está sendo preparado um boxe com 20 filmes realizados no período de 2004 a 2009, premiados pelo edital. Serão três DVDs, com tiragem de mil exemplares, e distribuição para as escolas públicas municipais de Florianópolis e cineclubes e pontos de cultura de Santa Catarina. O Prêmio Funcine contempla anualmente oito projetos de curtas com um valor total de R$ 250 mil, e é a principal ação da entidade de fomento ao cinema


galeria de imagens