Fundo Municipal de Cinema

25/09/2012 - Cultura
O Gigante é Melhor Animação no Festival de Brasília
O curta, Prêmio Funcine, é uma co-produção com Portugal, Espanha e Inglaterra

foto/divulgação: divulgação

O Gigante, de Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida

O curta O Gigante, Prêmio Armando Carreirão do edital do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, com produção executiva de Igor Pitta Simões, levou o troféu de Melhor Animação pelo Júri Popular no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme foi bastante aplaudido e o resultado foi divulgado nesta segunda-feira dia 24 de setembro.

 

Recentemente concluído e ainda inédito, o curta já está confirmado também no Festival de Málaga (Espanha), Festival Lucas (Alemanha), Festival de Cine de Bogotá (Colômbia) e para quatro festivais brasileiros, entre eles o próprio Festival de Brasília. A pré-estreia em Florianópolis será no dia 10 de outubro, às 19h, na Fundação Cultural  Badesc.

 

Com recursos de R$ 40 mil do edital e mais R$ 200 mil de leis culturais de Portugal, Espanha e Inglaterra, o filme tem direção dos portugueses Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida.

 

O curta narra a trajetória de um gigante que transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a garota descobre e decifra a realidade. A animação trata dos percursos da vida, do que é feito o “crescer”. “A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar”, definem os produtores.

 

Com sete minutos de duração, O Gigante tem roteiro de Nélia Cruz e é baseado em conto do co-diretor Júlio Vanzeler. A produção teve produções específicas em cada local. Portugal participou com produção, desenvolvimento e direção, Brasil com produção, animação e desenho de animação 2D, Inglaterra, produção e animação e Espanha, sonoplastia e trilha sonora.