Fundo Municipal de Cinema

16/10/2012 - Cultura
Sessão Revoluções em cartaz no Cine Dona Chica
Três curtas nacionais estão na programação, entre eles, Novembrada

foto/divulgação: Eduardo Paredes

Still do curta Novembrada de Eduardo Paredes

O Cineclube Dona Chica, do Campeche, exibe no sábado, dia 27 de outubro, às 19h, a Sessão Revoluções, com três curtas que abordam conflitos políticos. Serão exibidos os filmes Novembrada, de Eduardo Paredes, A Invasão de Alegrete, de Diego Muller e Guerra de Arturo, de Júlio Taubkin e Pedro Arantes. A sessão é gratuita e será servido café e pipoca.

 

O curta Novembrada é uma ficção rodada em Florianópolis em 1998. Baseada em fatos reais, relata o episódio ocorrido em novembro de 1979 na capital catarinense, quando houve um protesto de estudantes universitários e da população contra a visita do Presidente da República, o general João Batista Figueiredo. Novembrada levou os Kikitos de Melhor Filme segundo júri popular e Melhor direção de arte do Festival de Cinema de Gramado.

 

A Invasão de Alegrete, do Rio Grande do Sul, fala em tom de comédia de uma rivalidade histórica entre as cidades vizinhas de Alegrete e Uruguaiana. Após a instalação do primeiro telefone público em Alegrete, dois uruguaianenses resolvem passar um trote em Doutor Sérgio, único possuidor de telefone da cidade rival, falando que Uruguaiana prepara A Invasão do Alegrete. O telefonema vai gerar uma reação inusitada.

 

Guerra de Arturo, produzido em São Paulo, fala sobre um personagem confuso. Arturo é um reles funcionário da redação de um grande jornal. Sua rotina é quebrada quando, por um erro de digitação, ele deflagra uma guerra entre Brasil e Argentina.O Cine Dona Chica é uma realização é da Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche e a produção é de Sofia Mafalda e Luis Prates.

 

O quê Cineclube Dona Chica exibe Sessão Revoluções
Quando sábado, 27 de outubro, às 19h.
Onde Rancho da Canoa, final da Avenida Pequeno Príncipe, Campeche, Florianópolis.
Quanto gratuito


galeria de imagens