Fundo Municipal de Cinema

06/11/2012 - Cultura
A ditadura em cartaz no 14º Catavídeo
Documentário de Fabrício Porto resgata histórias de opressão

foto/divulgação: divulgação

Ditadura Reservada, de Fabrício Porto

O documentário Ditadura Reservada, de Fabrício Porto, é um dos filmes em cartaz na programação da Mostra de Vídeos Catarinenses – Catavídeo desta terça-feira, dia 6, a partir das 17 horas na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. O filme retrata parte da história dos moradores de Joinville durante a época do regime militar. O curta mais votado pelo júri popular do festival será contemplado com 500 cópias do filme em DVD com caixa. A premiação é uma parceria da Mostra com a Media Tools.

 

 

 

Ditadura reservada resgata histórias como a de Edgar Shatzmann e sua esposa Lucia Shatzmann, que viveram sob a perseguição do sistema em Joinville. O documentário aborda também outros entrevistados, que nem sequer souberam que o Brasil estava passando por um regime militar. O papel da imprensa na época faz parte do longa e conta com depoimentos de jornalistas e radialistas dessa época.

 

 

Praia da saudade, de Tiago Constante, é outro título programado para a sessão desta terça. A ficção narra uma história bastante comum dos períodos de veraneio: dois jovens se encontram, se apaixonam, vivem esse amor e depois têm que retornar às suas vidas. Ela é uma mulher cosmopolita, moderna. Tem facilidade em fazer novos amigos. Ele é um homem praiano. Curte a vida em contato com a natureza, a tranquilidade do mar. Confira a programação completa em www.catavideo.org.

 

 

O Catavídeo é uma promoção da Alquimídia.ORG e do Fundo Municipal de Cinema (Funcine), em parceria com a Cinemateca Catarinense, Fundação Cultural Badesc e Sesc de Santa Catarina. A produção é da Exato Segundo Produções Artísticas e tem o apoio da Fundação Franklin Cascaes, Site Sarcático.com.br, Restaurante Mirantes, InterCity Hoteis, Nó Cultural, Ufsctock, Media Tools, Vantuta, e Mirahte Imagem e Som.

 

 

O quê: 14º Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses

Quando: Sessões diárias às 17h e 19h, até o dia 9 de novembro.

Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Outubro Preto, 216. Centro, Florianópolis

Quanto: entrada gratuita

 

 

Dia 6

 

17h

Risco, de Carlos Felipe Urquizar Rojas. Livre. Documentário.

Ditadura reservada, de Fabrício Porto. Livre. Documentário.

 

19h

Republica.doc - Episódio 5, de Felipe da Rocha Azevedo Silva. 12 anos. Ficção.

Loira de Mel e os sete ai, não, de Felipe da Rocha Azevedo Silva. Livre. Ficção.

Ausência, de Jardel Luiz Galdino Tambani. Livre. Documentário.

E pros seus netos, o que você vai contar?, de Willian Ferreira Martins. Livre. Vídeo-Arte.

Caranga - do outro lado do manguezal, de José Francisco Peligrino Xavier (Chicolam). Livre. Animação

Praia da saudade, de Tiago Constante. 16 anos. Ficção.

Ogiva REDUX, de Rônaldy Lemos. 12 anos. Animação.