Fundo Municipal de Cinema

29/11/2012 - Cultura
Região Sul busca investimentos em audiovisual
Seminário foi uma realização do Funcine e teve participação de toda cadeia produtiva

foto/divulgação: Caroline Mariga

Público no seminário

O comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), presidido pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebe em 30 dias um documento que deverá servir de subsídio para o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual na região Sul (Prodav/Sul) da Agência Nacional de Cinema (Ancine). As diretrizes foram discutidas em Florianópolis durante os dias 26, 27 e 28, com a presença de representantes da Ancine e do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (Brde), além de 75 participantes dos três Estados do Sul, representando entidades do setor, governo, associações, universidades, profissionais e estudantes de cinema.

 

 

O encontro, realizado no Florianópolis Palace Hotel, no centro da capital catarinense, gerou um documento de 25 páginas, que prevê atenção a toda cadeia produtiva, sugerindo investimentos em formação técnica e empresarial, estímulos à organização de clusters, desenvolvimento de projetos, infraestrutura e tecnologias de produção e em infraestrutura de exibição, difusão, promoção e circulação dos conteúdos. A expectativa do setor é que os investimentos do Prodav nacional devem ultrapassar a casa dos R$ 600 milhões para todo o Brasil em 2013.

 

 

Mas para que os recursos sejam destinados, é necessário ampliar o cenário produtivo do Sul. Segundo Rodrigo Camargo, coordenador do núcleo setorial do audiovisual da Ancine, que participou do seminário em Florianópolis, o documento do Sul deve chegar ao conselho gestor do FSA na primeira reunião do ano. “Este é um documento piloto que poderá servir de base para todas as outras regiões brasileiras, especialmente em relação a temas como Arranjos Produtivos Locais (clusters) e licenciamenteo de conteúdos, que poderá gerar receita para produtores”, enfatiza. Segundo Rodrigo, outro ponto positivo do seminário foram os encontros paralelos com entidades de produtores, Fundação Catarinense de Cultura e a RBSTV, que poderão ser futuros parceiros no desenvolvimento do Prodav/Sul.

 

 

Conforme avalia Ralf Cabral Tambke, presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual em Santa Catarina (Santacine), o Sul está estabelecendo um protagonismo ao oferecer parâmetros para um Plano de Desenvolvimento para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que poderá gerar um aumento significativo na oferta de trabalho para o setor. Para Jaime Lerner, vice-presidente da Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul (Fundacine), a implantação do programa será determinante para o crescimento do cenário produtivo na região Sul.

 

 

O encontro foi realizado em Florianópolis pelo Fundo Municipal de Cinema (Funcine), e organizado também pela entidade em parceria com o Santacine e com o apoio da Ancine e Brde. 


galeria de imagens