Fundo Municipal de Cinema

12/12/2012 - Cultura
Sistema de Animação será exibido no Cine Dona Chica
Documentário retrata o músicoLourival José Galliani, o “Toucinho Batera”

foto/divulgação: Alan Langdon

Toicinho

O Cine Dona Chica convida o público para a última sessão de cinema de 2012 e para fechar com chave de ouro foi escolhido o documentárioSistema de Animação, de Alan Langdon e Guilherme Ledoux, para ser exibido no sábado dia 15, às 20h. A sessão é no rancho da canoa do Seu Getúlio, que fica em frente a Ilha do Campeche.

O longa retrata Lourival José Galliani, o “Toucinho Batera”, um músico de talento sem igual e com uma personalidade sedutora. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, ele participou da história da música brasileira de forma significativa.

          Feito com um orçamento praticamente zero ao longo de cinco anos, o filme capta Toucinho em toda sua fortaleza e fragilidade. A montagem também foi livre e o resultado é um retrato espontâneo e sincero do músico. O documentário mergulha na experiência de conhecer a musicalidade e a filosofia do excêntrico baterista, contando com entrevistas com músicos e amigos do protagonista.

        "Retratar o baterista Toucinho foi tão imprevisível e gratificante quanto documentar uma força da natureza", avaliam os diretores.

            Amigos de infância, os cineastas Ledoux e Langdon fundaram em 1998 o coletivo Pintô Sujêra, um grupo de amigos que se diverte fazendo vídeos improvisados repletos de figuras inusitadas e filosofia barata, conforme os próprios integrantes definem. Sistema de Animação é o primeiro longa-metragem do grupo. Ledoux é também músico e toca bateria no grupo Os Skrotes. Alan é também artista plástico e graduado pela Rhode Island School of Design (EUA) em Cinema & Vídeo.

 

 

O quê: exibição de Sistema de Animação, de Alan Langdon e Guilherme Ledoux

Quando: sábado, dia 15 de dezembro, às 20h.

Onde: Rancho da Canoa, final da Avenida Pequeno Príncipe, praia do Campeche/Florianópolis/Santa Catarina

Quanto: gratuito.


galeria de imagens