Fundo Municipal de Cinema

28/04/2013 - Cultura
Cine D exibe Parágrafo 175
Documentário aborda perseguição aos homossexuais no regime nazista

foto/divulgação: Divulgação

Parágrafo 175, de Rob Epstein e Jeffrey Friedman

O Cine D exibe nesta segunda-feira, dia 29 de abril, às 12h30min, o documentário Parágrafo 175, dirigido por Rob Epstein e Jeffrey Friedman, no ano de 2000, na Alemanha. O filme trata da perseguição aos homossexuais durante o regime nazista.

 

 

O Parágrafo 175, criado em 1871 no Código Penal Alemão, determinava como não-natural o ato sexual entre pessoas do sexo masculino ou entre humanos e animais, podendo ser punido com prisão e a perda dos direitos civis. O regime nazista modificou a lei, acrescentando que a mera suspeita era o suficiente para prender indivíduos.

 

 

Os homossexuais eram marcados com um triângulo rosa e mandados para campos de concentração. Por esse motivo, o triângulo rosa se tornou um dos símbolos do movimento ativista gay. O holocausto teve como base uma lei, o Parágrafo 175, de onde se originou o título do filme.

 

 

Entre 1933 e 1945, 100 mil homens foram presos ao abrigo do Parágrafo 175. Alguns foram enviados para campos de concentração. Somente 4 mil sobreviveram. Em 2000, estavam vivos menos de dez desses sobreviventes. Cinco tiveram a coragem de descrever as suas histórias para este documentário.

 

 

O Cine D é uma iniciativa da ADEH - Associação em Defesa dos Direitos Humanos com ênfase na Sexualidade e é financiado pelo Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine). As sessões ocorrem nas segundas-feiras, na sede da instituição, que fica na rua Trajano, 168, 3° andar, centro de Florianópolis. A entrada é gratuita.