Fundo Municipal de Cinema

30/08/2013 - Cultura
CineD exibe Mostra Lufe Steffen
Diretor vai a Florianópolis e participa das sessões de seus filmes

foto/divulgação: Divulgação

A volta da Pauliceia Desvairada, de Lufe Steffen

O CineD dedica sua programação de setembro a homossexualidade masculina e as sessões começam no dia 6, às 16h e 19 horas, com a Mostra Lufe Steffen em comemoração à Semana da Diversidade. Serão exibidos curtas, médias-metragens e o longa A volta da Paulicéia Desvairada, do cineasta paulista, que vai estar presente na exibição dos filmes.

 

Na sessão das 16 horas serão exibidos os curtas e médias Os clubbers também comem, A cama do tesão, Rasgue minha roupa, Meu namorado é michê, Beija-me se for capaz, e Fumaça em formatos bizarros. São filmes de curta e média metragem, captados em digital ou super 8, ou com mistura dos dois formatos, que fizeram uma carreira de premiação em festivais.

 

Às 19 horas, será exibido A volta da Pauliceia Desvairada, documentário épico sobre a vertiginosa e incansável noite gay de São Paulo nos dias atuais. Um road movie notívago movido a festas, música, moda, redes sociais, beijos, e pessoas. Tudo orquestrado pela grande metrópole paulistana.

 

Ao longo das gravações, a equipe entrevistou mais de cem pessoas, entre empresários da noite, promoters, DJs, hostess, drag queens, freqüentadores, jornalistas e formadores de opinião. Entre os entrevistados, surgem drags lendárias como Silvetty Montilla e Salete Campari; DJs marcantes da noite de SP, como André Pomba e Bispo; jornalistas e escritores.

 

A equipe visitou cerca de cinquenta estabelecimentos em São Paulo, entre bares, boates, casas noturnas e espaços do gênero. E radiografou locais históricos que hoje já não existem mais – o clube Vegas, na Rua Augusta, foi fechado meses depois das gravações, e o lendário Bar do Netão, também na Augusta, seguiu o mesmo caminho.

 

Lufe Steffen é ator, cantor, cineasta, roteirista, escritor, jornalista e apresentador. Além dos filmes escreveu o livro Tragam os Cavalos Dançantes, em 2008, sobre os dez anos de existência da festa Grind, na casa noturna paulistana A Lôca. A Volta da Pauliceia Desvairada é o primeiro longa-metragem dirigido por Lufe Steffen, e também seu primeiro filme no gênero documentário.

 

O CineD é uma iniciativa da Associação de Direitos Humanos (ADEH) com ênfase na sexualidade e tem o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine) e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

 

 

O quê: exibição da Mostra Lufe Steffen. Quando: sexta-feira, dia 6 de setembro, às 16h e 19h. Onde: Associação de Direitos Humanos (ADEH) com ênfase na sexualidade. Rua Trajano, 168, 3° andar, Centro, Florianópolis. Quanto: gratuito.