Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

04/05/2023 - Infraestrutura
Prefeitura de Florianópolis inaugura a maior pista de skate street de Santa Catarina
Agora, a Capital está habilitada a sediar, inclusive, disputas mundiais da modalidade olímpica

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Nova pista fica na Praça Jornalista Gustavo de Lacerda, na Trindade

A Prefeitura de Florianópolis inaugura neste sábado (6) a maior pista de skate street  de Santa Catarina, segundo a Federação Catarinense de Skate, que participou do processo de construção do novo equipamento desportivo. Agora, a Capital está habilitada a sediar, inclusive, disputas mundiais da modalidade olímpica. As obras foram conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

 

Localizada na Praça Jornalista Gustavo de Lacerda, em frente ao Villa Romana Shopping, na Trindade, a área total de 2.068,40 metros quadrados da nova pista de skate street é cinco vezes superior à maior do tipo existente até então, que fica na Beira-Mar Continental, de menos de 400 metros quadrados. Ela receberá oficialmente o nome de "Trinda Times", como era carinhosamente chamada uma antiga pista que existiu na praça, em homenagem ao skatista Eduardo de Oliveira Coelho Pinto, falecido em 2001 aos 14 anos.

 

“Essa nova conquista do Skate Park da Trindade com certeza vai proporcionar a possibilidade de serem realizados eventos de skate street estadual a internacional, se tornando uma das principais pistas de Santa Catarina para os amantes do esporte visitar e desfrutar da grande diversidade de obstáculos muito bem planejados. Sem dúvidas é uma pista pensada e feita por skatistas para skatistas”, comemora o presidente da Federação Catarinense de Skate, o skatista Ramon Bagnara.

 

A concepção da nova pista partiu dos próprios skatistas que frequentavam a “Trinda Times” numa parceria com Ruaria Skateparks (de Florianópolis) e a Spot Skateparks (de Porto Alegre), empresas especializadas em skate parks que foram responsáveis pelo projeto arquitetônico, por sua vez, doado pelo Villa Romana Shopping.

 

“O desenho arquitetônico do Skate Park proporciona a prática para os mais diversos níveis de skatistas, desde o iniciante até o profissional, ideal para as escolinhas sociais de skate como também para os atletas de alto rendimento se prepararem para grandes competições no Brasil e no mundo. Por isso essa obra é tão importante. Além de se tornar um local de treinamento dos skatistas da região, também tem espaços com níveis mais leves para quem quer apenas se divertir e andar de skate por amor”, destaca Bagnara.

 

Já o prefeito Topázio Neto reforça que “nosso objetivo é integrar aqui toda a galera do skate. Além do que, Florianópolis é uma cidade que tem grandes nomes do esporte e a Prefeitura quer contribuir com o seu treinamento e evolução".

 

As pistas de skate street simulam a arquitetura dos espaços urbanos com seus elementos, que são os obstáculos que permitem manobras com diferentes graus de dificuldade. Assim, a da Trindade tem várias escadas, rampas e corrimões, e se há elevações com nomes que mesmo em português despertam curiosidade como  pirâmide, imagina uma denominada “hubba”, um termo vietnamita.

Já uma arquibancada bem na entrada da pista com capacidade para cerca de 40 pessoas vai garantir comodidade ao público. E, para tornar o ambiente ainda mais agradável, a área recebeu paisagismo e teve a calçada revitalizada.

 

A empresa executora foi a Satélite Construções e Engenharia Eireli – EPP, e o investimento foi da ordem de R$ 1,84 milhão.

 

De ermo à “pico”

 

O Skate Park da Trindade também traz vida aos 4,6 mil metros quadrados da praça que, embora em zona nobre da cidade, correspondiam a uma área verde sem qualquer estrutura de lazer. Ou seja, o local, que até julho, quando começaram as obras, era ermo promete ser um movimentado “pico” dos adeptos da modalidade desportiva estreante nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Para a felicidade dos “habitués” da antiga e da nova “Trinda Times” que, com a iluminação em LED colocada em todo o Skate Park, vão poder usar a estrutura inclusive à noite.

 

FESTIVAL E INAUGURAÇÃO DA NOVA TRINDA TIMES

 

Sábado – 6 de maio

 

10h – inauguração da pista

 

16 – Best triks (Competição de Manobras)

Open | Feminino | Master

 

Durante o dia:

 

Ação com projetos sociais de skate 

Atrações musicais

Pop Up Store


galeria de imagens