Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

24/05/2023 - Infraestrutura
Avenida Diomício Freitas, a geral do Carianos, passa por revitalização
Obra inclui implantação de ciclofaixa viabilizando rota entre o emboque sul do túnel Antonieta de Barros e a Base Aérea

foto/divulgação: Pedro Perez/PMF

Entre os serviços previstos destaca-se a implantação de ciclofaixa e sua interligação com as ciclovias já existentes na área da obra

A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta segunda-feira (22) ampla revitalização na Avenida Deputado Diomício Freitas, a estrada geral do Carianos, no Sul da Ilha, no trecho que vai do acesso ao Estádio da Ressacada até a Base Aérea - passando pelo antigo prédio do Aeroporto Internacional Hercílio Luz que vai se transformar no primeiro Hospital Municipal da Capital, o Hospital Dia de Florianópolis. Durante as obras, que serão conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura, vai funcionar o sistema Siga e Pare em meia pista para evitar transtornos ao trânsito.
 
Entre os serviços previstos destaca-se a implantação de ciclofaixa e sua interligação com as ciclovias já existentes na área da obra, dotando a região de mais estrutura cicloviária.
 
A Diomício Freitas vai do Trevo da Seta, na Costeira do Pirajubaé, até a Base Aérea, num total de 3,5 km. As obras, no entanto, contemplarão os 1,46 km que vão dos 120 metros após o acesso à Ressacada pela Rua Saul Oliveira até a Base Aérea. Atualmente, considerando este sentido da via, existe ciclovia no lado esquerdo, nos primeiros 155 metros do trecho e em frente à Praça do Carianos.
 
De modo que cabe destacar que a nova estrutura cicloviária a ser implantada na Diomício Freitas vai possibilitar que os ciclistas percorram com segurança do emboque sul do túnel Antonieta de Barros, no Saco dos Limões, até a Base Aérea. Isso, porque a Prefeitura também implantou recentemente ciclovia na Via Expressa Sul (a SC-405), entre o Saco dos Limões e a Costeira, e ciclovia e ciclorrota na Avenida Jorge Lacerda, na Costeira.
 
Os trabalhos na estrada geral do Carianos iniciaram pela execução da recuperação do sistema de drenagem nos pontos onde houver necessidade pela Setep Construções Ltda. A empresa também vai executar o alargamento da via para implantação da ciclofaixa e criação de baias para paradas de ônibus (em ambos os lados da avenida); a restauração e adequação das duas faixas de rolamento com remendos profundos, fresagem (retirada do asfalto velho para recebimento de novo) e nova capa asfáltica, além de sinalização viária; a reordenação do acesso à Base Aérea, e a criação de "ilhas" de calçadas nos canteiros centrais e nas áreas de conversões, através de sinalizações viárias, a fim de proteger os pedestres nas travessias e canalizar o tráfego de veículos.
 
O prefeito Topazio Neto destaca que, tendo em vista o processo de implantação do Hospital Dia de Florianópolis, "foi identificada a necessidade de melhorar a conectividade no bairro, já que com a saída do aeroporto da Diomício Freitas o trânsito passou a ser muito mais local. Então, essa obra será importante não somente pela troca do pavimento que é muito antigo e pela melhoria dos passeios, mas pela inclusão de uma ciclofaixa para trazer mais mobilidade para a região", destacou ele, garantindo que os serviços serão entregues junto com a nova instituição de saúde, no final do ano. 
 
Nova frente de trabalho
 
Já o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, adianta que nova frente de trabalho na Diomício Freitas será aberta no segundo semestre do ano. É que então será dada ordem de serviço para a empresa Crestani Comércio Ltda. – EPP executar a restauração das calçadas existentes em ambos os lados da pista, bem como implantação de novos passeios, os quais vão incluir rota acessível de um lado da via, razão pela qual serão implantadas faixas de pedestres equipadas de rampas.
O investimento total das obras é da ordem de R$ 3,3 milhões.