Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

22/03/2024 - Infraestrutura
351º aniversário de Florianópolis terá entrega de obras
Solenidades de inauguração do Skate Park do Abraão e do engordamento de Jurerê estão na programação

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Alargamento de Jurerê foi o maior da cidade, e feito no menor tempo.

 

A capital catarinense comemora seus 351 anos no próximo sábado, 23, e terá uma série de programações e entregas durante o dia. O tradicional corte do bolo será às 9h na inauguração da urbanização do Parque do Abraão e Skate Park, o primeiro do Continente, que tem a segunda maior pista do tipo de Santa Catarina, 1.355,90 m2. A partir de agora, as estruturas poderão ser usadas pelo público em geral. A inauguração também contará com participação de projetos sociais em Florianópolis. Shows nacionais serão promovidos pela Maratona Cultural, com incentivo do município.


O Skate Park do Abraão ainda conta com uma pista de skate street de 744,90 m2 com arquibancada, sendo que ambas as pistas estão habilitadas a receber campeonatos locais e nacionais, como foi o caso do Circuito Brasileiro de Skate STU Floripa que aconteceu lá no início de fevereiro, mas também disputas de nível internacional. 


“Com 351 anos, Floripa é uma cidade jovem que inova e se renova a cada dia. Nosso aniversário está repleto de programações culturais e entregas para a nossa população ter momentos de lazer. Parabéns Floripa e a todos que vivem aqui”, declara o Prefeito Topázio Neto. 


Também foi mantida uma parte da estrutura que já existia no Parque do Abraão transformado em Skate Park, embora nem tudo de forma idêntica ou no mesmo lugar de antes das obras. Exemplos disso são a pista de caminhada e a horta comunitária. A pista era em terreno natural e passou a contar com piso em concreto com definições tanto para caminhada quanto para ciclovia, e a horta foi ampliada. No mais, a área ainda tem playground, campo de futebol e academia de ginástica, ou seja, diversão garantida para pessoas de todas as idades. O investimento foi de mais de R$ 4,9 milhões.


Entrega do engordamento de Jurerê


Após o evento no Abraão, haverá a entrega oficial do engordamento de Jurerê, às 12 horas, o  maior já executado na cidade e, ainda assim, o que levou menos tempo, exatos 44 dias. 
 
O alargamento de Jurerê, iniciado em 26 de fevereiro, ocorreu nos 3,38 km entre o costão do lado tido como Internacional até cerca de 50 metros do costão do trecho conhecido como Tradicional que faz divisa com Canajurê, que não foi alargado por conta do Rio das Ostras. Nessa extensão foi espalhado um volume de 500 mil metros cúbicos de areia, que foi “puxado” do fundo do mar dali mesmo pela draga holandesa Lesse. 


Após as obras, a praia de Jurerê, que em alguns pontos não tinha mais faixa de areia dada a erosão costeira, passou a contar inicialmente com 40 metros de largura em toda a extensão contemplada. Sendo que a expectativa é a de que essa faixa se estabilize em 30 metros com a conformação natural pela maré meteorológica dentro de sete anos.


Programação Cultural


A Maratona Cultural é uma das programações mais esperadas pelo público. Em 2024, o evento traz atrações nacionais ao longo dos dias 22, 23 e 24,  como Pitty, Maria Rita e Cláudia Abreu, com sua peça Virgínia. No dia 23, data do aniversário, a Maratona tem programações em toda cidade. Toda programação pode ser conferida no site maratonacultural.com
O Mercado Público também traz eventos durante a comemoração. A Polícia Militar de Santa Catarina leva o Samba Show e o parabéns será cantado às 12:30h. O grupo Nosso Samba estará no Vão central, além de Samba da Ilha. A programação completa está no final do texto.

 
Confira a programação Completa


6h: Corrida Chão da Cidade
Centro
Inauguração do Parque do Abraão
Abraão
9h
Entrega do Alargamento de Jurerê com Pescadores
Jurerê 
12h
Ricaldinho da Ilha
14:30h
Parque Walter Lang
Danki Fight Show
22h
Stage Music Park
Durante todo o sábado:
Atrações do Mercado Público e Maratona Cultural. 
Mercado Público:
23 de março
11h30 - Samba Show da Polícia Militar
Local: Vão Central
12h30 - Parabéns a Florianópolis - 351 Anos
Local: Vão Central
12h30 - Samba da Ilha
Local: Balcão Mané | Ala Sul
14h - Grupo Nosso Samba 
Local : Vão Central 
10h às 14h - Exposição: “Alma da Cidade e Intervenção” - Artista Plástica Daisy Américo
Local : BOX 32 | Ala Sul
Mural da Cultura
9h às 14h - Exposição “Tempo e Memória” | Fotografias de Cid Junkes e do Acervo do IHGSC
Local: Ala Norte do Mercado Público
13h às 18h - “Expedição Natureza da Ilha”, do fotógrafo Zé Paiva.
Galeria De Arte Do Mercado Público | Sala José Cipriano Da Silva
10h às 18h - Demonstração e venda de Renda Bilros 
Local: Armazém das Rendas | Ala Norte 
O Mercado Público de Florianópolis estará aberto funcionando normalmente.