Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

03/04/2014 - Habitação
Prefeitura entrega casa em tempo recorde
Contrato foi assinado entre município e Secretaria de Estado da Defesa Civil

foto/divulgação: Paula Imperial

Casa modular entregue em tempo recorde

 

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Habitação, entregou na tarde desta quinta-feira a primeira casa modular do contrato firmado entre o Município e a Secretaria de Estado da Defesa Civil. A casa, entregue na Vila Aparecida, foi a primeira de um projeto que prevê a construção de 20 casas modulares para Florianópolis e mais 280 para o restante do Estado de Santa Catarina. As chaves do imóvel foram entregues pelo prefeito em exercício João Amin, pelo secretário de Habitação, Rafael Hahne, e pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus. 


As casas modulares são destinadas a famílias que moram em áreas de risco ou perderam suas residências por causa de algum tipo de desastre natural e que já estão cadastradas na Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental. Florianópolis foi contemplada com 20 unidades, de um lote de 300 casas que a Defesa Civil vai entregar em toda Santa Catarina.


O projeto têm um custo total de R$ 760 mil e as 20 unidades deverão estar prontas em 80 dias. A primeira casa modular entregue nesta quinta-feira, em Vila Aparecida, região continental, foi construída em apenas quatro dias.


Elisiane Fernandes da Costa, 32 anos, a beneficiária da casa em Vila Aparecida, estava no aluguel social desde que uma enxurrada comprometeu as estruturas de seu imóvel. A casa foi primeiramente interditada e depois demolida. A nova moradora está hospitalizada e quem recebeu as cheves foi seu filho, Igor fernades da Costa.


O secretário de Habitação, Rafael Hahne, agradeceu a participação de todos que trabalharam incessantemente neste projeto. "É com grande satisfação que entregamos as chaves dessa nova casa para a família da Dona Elisiane", disse.


Milton Hobus, secretário da Defesa Civil, parabenizou o time envolvido no processo. "É um dos bons exemplos para Santa Catarina". Colocou ainda que, para ele e para o governador, "as pessoas têm de estar em primeiro lugar e o governo tem de estar presente quando as pessoas precisam e os problemas acontecem". 


Ele lembrou ainda que o processo foi iniciado em menos de um mês e que hoje estava sendo entregue a primeira casa do estado. "Importante parceria do Município com o Estado, sem a contrapartida de nem um centavo das famílias beneficiadas".


O prefeito em exercício João Amin parabenizou a todos os envolvidos e desejou sorte para a família na nova casa. "Que a dona Elisiane tenha uma plena e completa recuperação, que volte o mais rápido possível para sua casa".

Também participaram da solenidade funcionários da Defesa Civil do Município, representantes da construtora WDD, responsável pela obra, Norival Fischer, diretor da empresa Fischer, fabricante da casa modular, funcionários da secretaria de Habitação e membros da comunidade.