Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

08/04/2014 - Habitação
Se Liga na Rede já fez mais de 5 mil inspeções
Na Costa da Lagoa, técnicos encontraram imprevistos nas inspeções

foto/divulgação: Paula Imperial

Casan vai à Costa trocar caixas de inspeção

Desde o lançamento, em 16 de outubro do ano passado, o programa Floripa Se liga na Rede já realizou mais de 5 mil inspeções. O último bairro a receber o programa foi a Costa da Lagoa, onde foram realizadas 67 inspeções, sendo que houve imprevistos nos trabalhos realizados no local: algumas tampas das caixas de inspeção eram de cimento e estavam concretadas. A Casan foi acionada e iniciou na última sexta-feira (4) o trabalho de troca dessas tampas. O programa foi à Costa da Lagoa atendendo a uma demanda do Ministério Público.


Em outra parte da Costa, os trabalhos foram realizados sem imprevistos. Foram identificados 41 pontos com ligações inadequadas. A maior inadequação encontrada foi a ausência da caixa de gordura, 25, seguida de conecção parcial à rede de esgoto, o que representa 35,9% de ligações regulares, e 64,1% com inadequações.


Na residência da Dona Elza Emília dos Santos, 69 anos, moradora no local há mais de 50 anos, a rede de esgoto já havia sido executada há mais de um ano e só agora alguém passou para verificar e falar se estava tudo correto.


"A gente não se esconde de ninguém. O problema é para resolver. Já fizemos a ligação há tempos e sempre procuramos estar com tudo certinho", disse ela. Quando soube que o programa estava no bairro, ela nem saiu de casa, esperando a inspeção.


No local os técnicos constataram que a ligação estava parcialmente adequada. A água do tanque e da máquina de lavar roupa estava passando pela caixa de gordura, sendo que o correto é estar ligada à rede de esgoto. A senhora ouviu atentamente as instruções e se comprometeu a corrigir a inadequação.


Outro satisfeito com o programa no local era Fred Ademar de Andrade, 26 anos. Proprietário de um restaurante no ponto 16, o rapaz disse achar boa a fiscalização e que ela é fundamental para manter a lagoa limpa. "Já passaram por aqui e tudo estava ligado adequadamente", falou.

Inspeções até o momento


Na Barra da Lagoa, já foram realizadas 1.693 visitas, sendo que em 462 foram identificadas ligações regulares e 527 com inadequações. No local, a maior inadequação encontrada foi a ausência da caixa de gordura, 245, seguida de caixa de gordura sem sifão, 136, o que corresponde a 46,7% de ligações regulares e 53,3% de inadequações.


Em Canasvieiras, foram realizadas até o momento 1.247 visitas, sendo que em 332 locais foram identificadas ligações regulares e 291 com inadequações. A maior inadequação encontrada no bairro é a ausência da caixa de gordura, 199, seguida de caixa de gordura sem sifão, 78, o que corresponde a 53,3% ligações regulares e 46,7% de inadequações.


No bairro de Ingleses foram realizadas 179 visitas, sendo que 12 locais foram identificados com ligações regulares e 53 com inadequação. A maior inadequação encontrada é o sistema individual de tratamento irregular, 74, seguido da ausência da caixa de gordura, 24, o que significa 18,5% com ligações regulares e 81,5% com inadequações.


Já na Lagoa da Conceição, foram realizadas 1.780 visitas, sendo que em 703 estavam com as ligações regulares e 286 com inadequações. A maior inadequação encontrada foi a ausência da caixa de gordura, 233, seguida de caixa de gordura sem sifão, 114, o que representa 71,1% de ligações regulares e 28,9% com inadequações.


galeria de imagens