Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

21/03/2023 - Trânsito
Região do Pantanal e Carvoeira terá implantação de binário a partir de abril

A Prefeitura de Florianópolis anunciou nesta quarta-feira (15), detalhes sobre o binário que irá operar na região do Pantanal e Carvoeira, um dos pontos críticos da mobilidade da Capital, que recebe cerca de 40 mil veículos diariamente. A nova configuração, que envolve a Rua Deputado Antônio Edu Vieira, Rua Capitão Romualdo de Barros, Av. Cesar Seara, R. João Motta Espezim e a Av. Waldemar Vieira, tem início de operação previsto para a segunda quinzena de abril.  
 
A medida foi estudada durante os últimos meses e será implementada após simulações de tráfego realizadas pelas Secretarias de Planejamento Urbano e Infraestrutura, que demonstraram até 60% de ganho na média de tempo de trajeto para motoristas que trafegam no local. 
 
“Essas são mudanças necessárias para melhorar o fluxo em um dos grandes gargalos do trânsito de Florianópolis. Além disso, poderemos enfim ampliar a malha cicloviária naquela região, com novas ciclofaixas”, afirma o prefeito Topázio Neto. “Mesmo para os moradores, que em alguns casos terão que fazer um trajeto maior, poderão realizar em um tempo menor”, completa.  
 
Entre as principais modificações de via, está a implementação da nova rótula da Eletrosul, que já está em funcionamento como parte das obras de duplicação da Edu Vieira. Outra mudança é a substituição da rotatória da Carvoeira, próxima a UFSC,por uma faixa de acumulação central com um “PARE”, de forma a possibilitar uma faixa livre da Av. César Seara para a R. Cap. Romualdo de Barros e outra faixa livre da Av. Des. Vitor Lima para a R. Cap. Romualdo de Barros.
 
Além de favorecer a mobilidade ativa por conta do aumento da malha cicloviária, o binário também irá representar uma ferramenta para o transporte coletivo da região. No momento, a PMF conclui os estudos técnicos para viabilizar sete novas linhas que irão atender a região.