Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

14/04/2023 - Mobilidade
Prefeitura participará do maior evento brasileiro de tecnologia, sustentabilidade e mobilidade
Congresso Brasileiro de Veículos Elétricos acontecerá entre os dias 17/04 e 19/04 no CentroSul

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana e da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, participará do I Congresso Brasileiro de Veículos Elétricos – Cobrave neste mês, para discutir ações relacionadas à sustentabilidade, tecnologia, inovação, além da temática da mobilidade elétrica. O evento está programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de abril, no CentroSul, localizado na Avenida Governador Gustavo Richard.
 
Dois representantes do Município participarão das discussões e palestras do evento. O secretário Michel Mittmann (Planejamento e Inteligência Urbana) estará presente no painel “Infraestrutura para a sustentabilidade da mobilidade elétrica”, às 10h do dia 19/04, com temáticas como  a contribuição do Setor dos Transportes para o planejamento da nova infraestrutura de abastecimento na malha rodoviária brasileira e a adequação das edificações existentes para atender a demanda de eletropostos. 
 
Já o secretário Rafael Hahne (Transportes e Infraestrutura) irá colaborar com o painel “Aspectos regulatórios”, às 16h do dia 19/04, que abordará a visão das Empresas Públicas e Privadas, Instituições Reguladoras e Certificadoras da necessidade de nova legislação.
 
O congresso conta com apoio da Prefeitura de Florianópolis e é uma atividade em conjunto da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE) e da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas Santa Catarina, estruturado para reunir profissionais e estudantes interessados em novas tecnologias sobre veículos elétricos, baterias e postos elétricos. 
 
A organização do evento promove a adoção de veículos elétricos, criando novas oportunidades econômicas, sociais e ambientais, assim como alternativas para contornar os problemas da poluição causados pelo uso de combustíveis fósseis.
 
Outras questões a serem abordadas são relativas à logística de abastecimento, normatização, ajustes na legislação e regulamentação, reunindo órgãos como Confea, ABNT, ANEEL, INMETRO Concessionárias de Energia e outras Prefeituras Municipais. 
 
Para conferir a programação do evento, acesse o site https://cobrave.com.br/