Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

16/06/2023 - Transportes
Prefeitura faz parceria com empresa europeia e traz patinetes elétricos de volta para a Florianópolis
São mais de mil equipamentos sendo disponibilizados pela cidade. Uso é desbloqueado por aplicativo

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Os equipamentos chegam para fortalecer os modais alternativos de transporte, e possuem reforço na estrutura e segurança para o usuário.

O serviço de locação de patinetes elétricos está de volta à Florianópolis. Desta vez, a empresa Whoosh, que tem operações em 45 cidades da Europa, chega ao Brasil para estrear na Capital Catarinense os equipamentos que já são sucesso internacional. A operação, mediada pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, iniciou nesta sexta-feira, 16 de junho, e os primeiros dos mil patinetes que serão espalhados pela cidade já estão disponíveis, iniciando pela região Central. 
 
Os patinetes elétricos funcionam a partir da liberação por aplicativo “Whoosh”, que está disponível na App Store e Play Store. No aplicativo, é possível visualizar a localização dos pontos onde os patinetes estão disponíveis por meio de um mapa. Os equipamentos chegam para fortalecer os modais alternativos de transporte, e possuem reforço na estrutura e segurança para o usuário. 
 
“A Whoosh veio para aos moradores uma nova opção de deslocamento: com mais eficiência, mesmo durante horários de pico e aos turistas uma opção agradável e segura para se movimentar pela cidade”, explica Francisco Forbes, CEO da Whoosh no Brasil.
 
O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Ed Pereira, reforça que “a novidade é um atrativo tanto para a mobilidade da cidade quanto para turismo e lazer, permitindo deslocamento no dia a dia, pensando na rotina corrida de trabalho, e também aos finais de semana e momentos de descanso. Com a nossa malha cicloviária que tem crescido cada vez mais, a transitação com o patinete vai ser fácil e rápida”. 
 
O lançamento do serviço em Florianópolis também vai gerar mais de 30 empregos, já que os equipamentos têm diariamente a bateria retirada e recolocada, bem como terá manutenção constante. A operacionalização será feita pela empresa e acompanhada pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura, por meio da Superintendência de Transportes e Mobilidade.