Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

27/09/2023 - Infraestrutura
Prefeitura revitaliza histórico Caminho da Costa da Lagoa
Moradores e turistas vão dispor de maior segurança e conforto em meio à Mata Atlântica

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Comissão técnica avalia e acompanha obras no local

 

A Prefeitura de Florianópolis realiza obras de requalificação no Caminho da Costa da Lagoa, também conhecido como trilha, que dá acesso por terra a essa isolada, porém tradicional, comunidade localizada às margens da Lagoa da Conceição. O Caminho é considerado histórico devido à sua antiga ocupação atestada por edificações coloniais, engenhos e ruínas - alguns desses vestígios podem ser apreciados pelos caminhantes.

Outra marca da localidade é a forte presença dos Garapuvus, que são as árvores símbolo da cidade, e uma exclusividade da Mata Atlântica, além das exuberantes vistas da lagoa. As obras conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura visam garantir maior segurança e conforto aos moradores locais e demais usuários do percurso.


O Caminho da Costa da Lagoa, que perfaz cerca de nove quilômetros entre o Canto dos Araçás e a Praia do Saquinho, está inserido em Área Legalmente Protegida (ALP), tendo sido tombado em 1986, e integra, em parte, o Refúgio de Vida Silvestre Municipal Meiembipe, a maior Unidade de Conservação (UC) de Florianópolis, criada em 2021. Além disso, o Caminho também é tombado como patrimônio histórico do município, através do Decreto Municipal nº 247/86.

Visando a valorização do patrimônio cultural e ambiental, montou-se uma comissão técnica entre a Secretaria de Transporte e Infraestrutura, SEPHAM e FLORAM, para acompanhamento das obras. Reuniões de alinhamento vêm sendo realizadas com frequência, assim como visitas in loco.


A revitalização do Caminho iniciou nesta segunda-feira (25) pela área urbana do Centrinho da Costa da Lagoa. Os primeiros serviços serão de demolição do piso de concreto nos pontos mais danificados para, em seguida, ser feita a concretagem da calçada e o pavimento novo, e instalação de meio-fio, guarda-corpo e corrimão. O secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, destaca que as obras, além de promoverem o manejo (manutenção) do Caminho da Costa da Lagoa, de modo a, sobretudo, torná-lo mais seguro, buscam evitar a degradação do trajeto pela erosão pluvial e pela visitação.


Em linhas gerais, as obras no Caminho incluem regularização do terreno, organização dos acessos em pedra, e implantação de escadarias (podem ser em pedra, em concreto ou em roletes de madeira fixados no solo), pontilhões, rampas com corrimãos nos declives acentuados, bem como identificação dos patrimônios históricos.


Também serão construídos dois mirantes para contemplação - um na cachoeira da Costa e outro na pedra rachada da trilha entre Ratones e a Costa da Lagoa - e colocado um portal para identificação das localidades e placas de sinalização para melhor orientação e educação ambiental. Evita-se, assim, o risco dos usuários se perderem em meio à mata ou nos terrenos particulares da localidade.


A revitalização do Caminho da Costa da Lagoa será executada pela empresa DJFP Construções Ltda - EPP, pelo prazo de um ano, num investimento no valor de R$ 2.834.700,99.

 

Mais obras em andamento

 


Considerando essas novas obras, a Lagoa da Conceição está recebendo, no momento, investimentos da ordem de pelo menos R$ 65 milhões. É que outras importantes obras de infraestrutura encontram-se em andamento, em sua área central. São elas, as revitalizações das ruas João Pacheco da Costa e Rita Lourenço da Silveira, e da Ponta do Pitoco; a construção da nova ponte e significativas melhorias em seu entorno e a implantação do binário da Lagoa da Conceição. Neste caso, os serviços,  inicialmente focados na abertura de nova via, já avançaram para a Rua Mandala também envolvida no projeto do binário.


A nova via teve pavimentação em paver (blocos de concreto intertravados) em metade de sua extensão, ou seja, em cerca de 450 metros. O restante está sendo preparado para o recebimento desse mesmo piso, de modo que já foi concluída a implantação do sistema de drenagem e a terraplanagem de toda a rua ainda sem nome. Com relação às obras previstas na Rua Mandala, no trecho entre a Avenida das Rendeiras e a nova via, que era de lajotas, vem passando pela substituição do pavimento por paver para ficar padronizada com a nova via.