Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

27/09/2023 - Infraestrutura
PMF conclui obras na Diomício Freitas em menos da metade do prazo
Principais serviços de revitalização foram agilizados para evitar transtornos ao trânsito, já que é a estrada geral do Carianos

foto/divulgação: Guilherme Bento/PMF

Via passa pelo Trevo da Seta, na Costeira do Pirajubaé, e segue até a Base Aérea

 

A Prefeitura de Florianópolis concluiu os principais serviços da revitalização da Avenida Deputado Diomício Freitas, a estrada geral do Carianos, no Sul da Ilha, no trecho do acesso ao Estádio da Ressacada até a Base Aérea - passando pelo antigo prédio do Aeroporto Internacional Hercílio Luz a ser transformado no primeiro Hospital Municipal da Capital, o Hospital Dia de Florianópolis. Essas obras conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura foram agilizadas para evitar transtornos ao trânsito da região, de modo que foram finalizadas em um terço do prazo.
 
Iniciados em 22 de maio, os trabalhos de restauração da pista de rolamento foram concluídos nesta segunda–feira (25), após quatro meses de obras, mas o prazo de execução da revitalização era de um ano. 
 
O prefeito Topazio Neto já havia falado sobre a relevância das obras com o processo de implantação do Hospital Dia de Florianópolis: "Foi identificada a necessidade de melhorar a conectividade no bairro, já que com a saída do aeroporto da Diomício Freitas o trânsito passou a ser muito mais local.

A troca do pavimento bastante antigo e a melhoria dos passeios são de grande importância, mas também a inclusão da ciclofaixa que garante maior mobilidade urbana”.  Afinal, a implantação de uma ciclofaixa e sua interligação com as ciclovias já existentes na área da obra dotaram a região de mais estrutura cicloviária.

No que o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, reforçou: “Mais de cem obras em andamento na cidade, e a revitalização dessa importante via do Carianos estava entre as fundamentais. A  Avenida Diomício Freitas deixou de sediar o aeroporto, mas vai abrigar o Hospital Dia de Florianópolis. E as obras melhoraram a mobilidade e trouxeram segurança, conforto e acessibilidade aos moradores e a quem mais precisar circular pela região”, destacou.
 
A Diomício Freitas vai do Trevo da Seta, na Costeira do Pirajubaé, até a Base Aérea, num total de 3,5 km. As obras, no entanto, contemplaram os 1,46 km que vão dos 120 metros após o acesso à Ressacada pela Rua Saul Oliveira até a Base Aérea. Antes disso, considerando este sentido da via, existia ciclovia no lado esquerdo, nos primeiros 155 metros do trecho e em frente à Praça do Carianos.
 
Assim, a ciclofaixa implantada na Diomício Freitas possibilitou que os ciclistas percorram com segurança do emboque sul do túnel Antonieta de Barros, no Saco dos Limões, até a Base Aérea. Isso, porque a Prefeitura também implantou recentemente ciclovia na Via Expressa Sul (a SC-405), entre o Saco dos Limões e a Costeira, e ciclovia e ciclorrota na Avenida Jorge Lacerda, na Costeira.
 
 Além do alargamento da via para comportar a ciclofaixa, a estrada geral do Carianos  teve recuperação do sistema de drenagem recuperado nos pontos necessários; criação de baias para paradas de ônibus (em ambos os lados da avenida); restauração e adequação das duas faixas de rolamento com remendos profundos, fresagem (retirada do asfalto velho para recebimento de novo) e nova capa asfáltica, além de sinalização viária e reordenação do acesso à Base Aérea.
 
Os serviços, cujo investimento foi de R$ 2.653.594,11, foram executados pela Setep Construções Ltda.


Em andamento

 
Continuam em andamento as obras complementares que incluem restauração das calçadas existentes em ambos os lados da pista, bem como implantação de novos passeios garantindo acessibilidade à população em geral, sobretudo, aos idosos e portadores de necessidades especiais. Elas têm prazo até junho do ano que vem para serem concluídas, mas também vão terminar bem antes do tempo, pois 50% dos serviços previstos já foram executados pela Crestani Comércio Ltda. – EPP. Esse investimento é de R$ 659.940,10.