Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

02/10/2023 - Infraestrutura
Prefeitura testará rótula em ponto da SC-403, nos Ingleses
Intervenção viária na altura do Angeloni visa possibilitar retornos nos dois sentidos

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Trecho revitalizado da SC-403 ganhou estrutura cicloviária variada

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, fará um teste de como se comportará o tráfego na SC-403 (Rodovia Armando Calil Bulos), nos Ingleses, se for implantada uma rótula na rodovia, na altura do Angeloni. A ideia é fazê-la na intersecção da SC-403 com as servidões Safira e Guarapuvu, a fim possibilitar retornos em todos os sentidos. Atualmente, quem vai  na direção do Centro da cidade não pode retornar, tendo que executar esse movimento somente 250 metros à frente. A testagem vai durar 24 horas, a partir das 7h30 desta terça-feira (3) e a área sob avaliação será delimitada com cones, mas não haverá interrupção do trânsito.


Agora, o projeto da revitalização da Rodovia Armando Calil Bulos em andamento também prevê reformulação de rótula existente, no Centrinho dos Ingleses, na intersecção com a Estrada Dom João Becker, para melhorar o acesso à  Rua das Gaivotas, via bastante movimentada.


Feito isso, faltará apenas a sinalização viária para a conclusão total das obras. Afinal, já foi finalizada a recuperação do sistema de drenagem; a implantação dos oito recuos para servir de baias de ônibus previstos no projeto da obra; a restauração do pavimento asfáltico (com nova base e raspagem do asfalto velho para recebimento do novo onde foi preciso); o alargamento das pistas sobre a ciclovia que existia, e a restauração dos passeios, nos dois lados da via. 


As obras iniciadas em agosto do ano passado contemplam o trecho municipalizado da SC-403 que vai do morro dos Ingleses até o Centrinho, uma extensão de 2,2 km, sendo que 1,95 km ganhou estrutura cicloviária variada – passeio compartilhado com ciclovia, ciclofaixa na lateral do canteiro central (na maior parte, em 1,25 km) e ciclovia sobre o canteiro. Trata-se de um investimento da ordem de R$ 8,07 milhões.