Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

30/10/2023 - Infraestrutura
Trecho da Rua dos Ilhéus reaberto ao tráfego nesta segunda-feira (30)
Será a quarta via do centro leste da cidade a ter obras de revitalização concluídas, nos próximos dias

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Rua Tiradentes em obras. Assim como nas ruas dos Ilhéus e Antônio Luz, será concluída em novembro

A Prefeitura de Florianópolis reabriu o trecho da Rua dos Ilhéus que ladeia a Praça XV de Novembro revitalizado ao tráfego nesta segunda-feira (30). Ela será a quarta via do centro leste da cidade a ter a revitalização concluída, nos próximos dias. A condução das obras é da Secretaria dos Transportes e Infraestrutura.

 

Na Rua dos Ilhéus só faltam alguns detalhes complementares de paisagismo, mobiliário urbano e granito, basicamente. A via passou pela recuperação do sistema de drenagem e o pavimento da pista, que antes tinha uma pequena parte de asfalto, agora é todo de paralelepípedo e nivelado à calçada. O passeio no lado oposto ao da Praça XV, por sua vez, foi alargado e refeito de concreto coberto por placas de granito nos cruzamentos - tal como as novas passagens de pedestres - para garantir acessibilidade. E, junto ao estacionamento, foi implantada uma ciclofaixa também de concreto até o Terminal Cidade de Florianópolis.

 

No momento, outras duas vias do centro leste estão em obras. São elas, o Calçadão da Rua Antônio Luz (em frente ao Terminal Cidade de Florianópolis) e a Rua Tiradentes, as quais também devem ter os serviços finalizados em novembro.

 

No Calçadão da Rua Antônio Luz, o piso em petit pavê foi retirado para a substituição por granito, em andamento. Já na Rua Tiradentes foi feito parte do trabalho de nivelamento do paralelepípedo à nova calçada de granito, o que falta concluir, assim como a recuperação do sistema de drenagem.

 

Ainda em novembro voltam os trabalhos na Rua Nunes Machado, cuja conclusão da revitalização está prevista para janeiro. Cerca de metade das obras estão prontas, isso no trecho entre os calçadões da Tiradentes e da Antônio Luz, sendo que os trabalhos na via são semelhantes aos das ruas Antônio Luz e Tiradentes. Por conta disso, a Nunes Machado vai dispor de estacionamento em apenas um de seus lados.

 

No momento, tanto a Tiradentes quando a Nunes Machado, no trecho entre a Tiradentes e a Antônio Luz, estão bloqueadas ao trânsito para a realização das obras.

 

Vias já concluídas

 

O Calçadão da Rua João Pinto foi o primeiro a ter as obras concluídas. Foi recuperado o sistema de drenagem, nivelado o paralelepípedo às novas calçadas de concreto cobertas por placas de granito que, por sua vez, ficaram no mesmo patamar das travessias de pedestres do mesmo material. Também foram preservadas partes dos meio-fios de granito, considerados de valor histórico, e colocado mobiliário urbano (bicicletários, bancos de concreto, lixeiras, floreiras e vasos). Bem como instalados balizadores (estruturas tubulares de aço para delimitação do espaço entre a pista e a calçada), principalmente nas esquinas.

 

Depois disso, foi concluída a revitalização da via que fica em frente à Catedral, que teve o asfalto sobre o antigo paralelepípedo retirado, e este, nivelado com a calçada. E, na sequência, foram terminadas as obras na rua que fica entre as praças XV de Novembro e Fernando Machado. Ali foi feito o trabalho padrão de nivelamento do paralelepípedo e passagens de pedestres nos cruzamentos de concreto.

 

Obras depois do Carnaval

 

Já as obras na Rua Arcipreste Paiva estão programadas para depois do Carnaval para evitar transtornos ao comércio dessa área central da cidade na época de Natal, principalmente. Uma das alterações previstas é a continuidade da ciclovia da até o Largo da Alfândega no lugar das vagas de estacionamento que atualmente ficam no lado oposto ao da Praça XV.

 

 A revitalização conta com o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por necessitarem de escavações, à exceção do Calçadão da Rua João Pinto. Sendo que as obras estão sendo executadas pela empresa Pavicon Construções Ltda., num investimento da ordem de R$ 7,1 milhões.