Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

09/11/2023 - Infraestrutura
Barreira de proteção contra ressacas no Morro das Pedras é concluída
É a primeira obra do tipo realizada pela Prefeitura de Florianópolis

foto/divulgação: Pedro Perez/PMF

Paliçada tem 270 metros de extensão

A Prefeitura de Florianópolis concluiu nesta quarta-feira (8) a construção da paliçada na praia do Canto do Morro das Pedras. Agora, os 270 metros de extensão à esquerda da Rodovia Francisco Thomaz dos Santos (SC-406), sentido praia da Armação, contam com uma barreira de proteção contra ressacas marítimas e erosões decorrentes delas. É a primeira contenção do tipo feita na cidade pela administração municipal, obra que foi conduzida pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura com o acompanhamento da Defesa Civil do Município.

 

Para a edificação da estrutura em área bastante prejudicada pelo avanço do mar sobre a orla foram assentadas cerca de 3.900 estacas de madeira tratada tipo eucalipto de oito metros de altura justapostas em duas grandes tiras. Sendo que os mourões foram preenchidos com aproximadamente 4.550 sacos de areia local, as geobags.


No decorrer da obra, iniciada em setembro do ano passado, foram descobertas rochas enterradas, que dificultaram a cravação das estacas. Além do que, os serviços dependeram das condições das marés. Mesmo assim, eles estão sendo entregues quatro meses antes do prazo.


Os trabalhos foram executados pela Penascal Engenharia e Construção Ltda. num investimento da ordem de R$ 3,2 milhões.


galeria de imagens