Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

16/11/2023 - Infraestrutura
Cachoeira do Bom Jesus tem nova passarela ambiental de acesso à praia
Prefeitura vai construir mais duas estruturas do tipo, no Novo Campeche, e na Costa de Dentro, nos Açores, no Sul da Ilha, até o final da alta temporada

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Nova passarela ambiental de acesso à praia da Cachoeira

A Prefeitura de Florianópolis concluiu na manhã desta quinta-feira (16) a construção de mais uma passarela ambiental de acesso à praia, na Cachoeira do Bom Jesus, desta vez, ao final da Rua Alcina Jannis, acessada pela Avenida Luiz Boiteux Piazza. Como na maioria das travessias que já existem na região, foi edificada sobre o riozinho que corre paralelo ao mar.  Até o final da alta temporada, outras duas passarelas do tipo serão construídas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

 

A nova travessia da Cachoeira, cuja obra iniciou na terça-feira (14), substituiu a ponte de concreto que existia no local destruída por ressaca marítima. Ela tem 13 metros de extensão e conta com guarda-corpo também em madeira. “Agora, a comunidade e os turistas vão poder desfrutar dessa praia bastante movimentada na alta temporada no Norte da Ilha com mais comodidade, já que não precisarão deslocar-se até outra travessia do tipo para chegar à orla”, comentou o secretário Rafael Hahne.

 

Mais passarelas ambientais

 

Na próxima segunda-feira (20), a administração municipal já vai iniciar a construção de mais uma passarela ambiental de estrutura semelhante no Sul da Ilha, no caso, no Novo Campeche. Ela, no entanto, será quase 10 vezes maior que essa da Rua Alcina Jannis, na Cachoeira. Afinal, terá 123 metros de comprimento e vai ser edificada sobre dunas e restinga, ligando a Rua Jerônimo Venâncio das Chagas à praia.

 

Tão logo a passarela do Novo Campeche seja concluída – o que está previsto acontecer em dois meses – será construída a da Costa de Dentro, nos Açores, onde, atualmente, existe uma antiga escada de concreto que dificulta a acessibilidade. Esse deck terá 81 metros quadrados e também passará por área de restinga, ligando a Servidão Mem de Sá à orla.