Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

15/12/2023 - Infraestrutura
Mais uma passarela ambiental entregue no Sul da Ilha
Desta vez, a Prefeitura de Florianópolis construiu estrutura do tipo na localidade do Novo Campeche

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Nova passarela liga a Rua Jerônimo Venâncio das Chagas à praia

A Prefeitura de Florianópolis entregou nesta quinta-feira (14) mais uma passarela ambiental no Sul da Ilha para deleite de moradores e turistas, desta vez, na localidade do Novo Campeche. Seus 123 metros de extensão ligam a Rua Jerônimo Venâncio das Chagas à praia. A construção de madeira (inclusive o guarda-corpo) sobre dunas e restinga foi conduzida pela Secretaria dos Transportes e Infraestrutura, a exemplo de outras travessias semelhantes feitas na região.


O novo deck foi feito em apenas 17 dias, ainda que o prazo fosse de dois meses. Por conta disso, será possível adiantar a construção de uma passarela do tipo na Costa de Dentro, nos Açores, também no Sul da Ilha, cuja execução está apenas no aguardo da licença ambiental. A estrutura terá 81 metros quadrados e também passará por área de restinga, ligando a Servidão Mem de Sá à orla. Ali, atualmente, existe uma antiga escada de concreto que dificulta a acessibilidade. O prazo de execução será de 40 dias.


 Leste da Ilha


E a acessibilidade à praia gramada da Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha, será ampliada. É que em janeiro vão começar a ser construídas cinco novas rampas para garantir que pessoas com dificuldades de locomoção consigam alcançar a orla. Hoje, a única estrutura do tipo ao longo dessa principal via da Lagoa dá acesso a um parque infantil, além da lagoa em si. O prazo de execução será de um mês.


 Norte da Ilha


Já no Norte da Ilha, será edificada uma passarela ambiental de 71 metros na altura da Servidão Manoel Salomão Jacques, em Ponta das Canas, no mesmo padrão das demais, com piso e guarda-corpo de madeira que, no caso, passará por trecho alagado de restinga, o final do rio Sanga dos Bois. A construção está prevista para ser iniciada em fevereiro.


galeria de imagens