Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

20/01/2010 - Meio Ambiente
Clipagem Mídia Impressa - Diário Catarinense
Fiscais da prefeitura de Florianópolis realizaram blitz na busca por produtos de procedência duvidosa

Mais de cem veículos foram inspecionados e cerca de duas toneladas de produtos foram apreendidos na blitz realizada na manhã de ontem e na SC-401, principal acesso às praias do Norte da Ilha de Santa Catarina, e na Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição.

A operação foi feita em conjunto pela Vigilância Sanitária e de Saúde de Florianópolis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a Receita Estadual.

A Vigilância Sanitária procurava alimentos transportados em condições inapropriadas ou sem alvará sanitário e realizou várias apreensões. Em uma delas, eram mais de cem litros de suco de laranja e uva que deveriam ser conservados a temperaturas entre 1°C e 6°C, mas foi encontrado na parte traseira de uma van em temperatura ambiente.

De outro caminhão, foram retirados 30 quilos de carne embalados inadequadamente, que seriam levados para restaurantes da orla.

A tentativa de levar 100 quilos de mariscos sem refrigeração chamou a atenção do gerente de vigilância Thiago Nattrodt Monteiro. No caso dos laticínios, o maior problema também era o transporte em temperaturas irregulares. Foram encontradas cargas de bebida alcoólica para tendas de coquetéis, também não permitidas. Mais da metade dos veículos parados com carga apresentava alguma irregularidade.

– Encontramos salgadinhos e massa de pastel que iria para tendas na beira-mar, que estão proibidos, para venda por ambulantes – destaca.

A SMDU e a Receita Federal procuraram mercadorias de procedência irregular, sem notas fiscais ou que fosse destinado aos comerciantes da areia. Os principais objetos de apreensão foram pequenos itens, além de dois ambulantes com artesanato: um levava cerca de 400 pipas e 100 discos de praia. Outro vinha com 30 casinhas de madeira para passarinhos.

Na blitz da SC-401, feita no posto de pedágio, o apoio foi dado pela Polícia Militar Rodoviária. Na das Rendeiras, quem auxiliou foram Políca Militar e Guarda Municipal.