Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

home >

Galeria de Arte do Mercado Público

 

O espaço onde se situa a Galeria foi construído em 1928, quando o Mercado Público recebeu ampliação com a construção da segundaala. Em 1986, o local recebe sua primeira reforma e ao longo dos anos passou a ter diversas funções. Inicialmente foi utilizada como setor administrativo da Prefeitura Municipal e mais tarde como restaurante de comida típica da Ilha de Santa Catarina. 

 

Em 2015 foi realizada uma reforma geral no espaço e a torre voltada para o Largo da Alfândega é denominada “Sala de Atos”, tornando-se extensão administrativa do Município para receber solenidades da Prefeitura.

 

Em 2017 a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e a Fundação Franklin Cascaes solicitam o local para instalar uma galeria de arte e em 22 de agosto de 2017 foi aberta oficialmente a Galeria do Mercado Público de Florianópolis, em regime de cessão de uso.

 

A Galeria de Arte do Mercado Público está localizada no piso superior do Mercado Público, com acesso pelo Rua Deodoro, entre as torres da Ala Norte e Ala Sul, voltada para o Largo da Alfândega, próxima ao Armazém das Rendas.  

 

HOMENAGEM

 

Com a Lei 10363/2018 a sala passa a ser denominada “Sala José Cipriano da Silva”.

 

A Galeria do Mercado Público de Florianópolis busca consolidar-se como espaço de exposições da cultural tradicional e popular, possibilitando aos novos artistas ou com reconhecida trajetória comporem o calendário de exposições temporárias e de eventos no campo das artes visuais. O calendário de exposição resulta de Edital Público, cuja seleção é responsabilidade de uma Comissão Consultiva, que também pode sugerir exposições por meio de convite a artistas e/ou curadores, bem como exposições podem ser propostas pela FCFFC.

 

A iniciativa de ter um espaço com tais características está em consonância aos princípios do Plano Municipal de Cultura, que destaca a importância de promoção das diversas expressões culturais representativas de povos, territórios e comunidades culturais, com foco na formação de público para a promoção do respeito à cultura.

 

ARTISTA

 

O artista José Cipriano da Silva é natural de São José/SC e desde jovem demonstrou interesse pelo desenho. Aos 62 anos, o artista intensifica sua produção, resgatando a história a cultura da Grande Florianópolis por meio de pinturas, pôsteres, postais, mosaicos cerâmicos, entre outros. É autor dos livros “Igrejas – Grande Florianópolis” e "São José – Uma Cidade Imperial". A obra de Cipriano é um trabalho de pesquisa, dedicação e amor a sua terra.

 

AGENDAMENTOS E SOLICITAÇÕES

 

1 - Agendamento de grupos para visitar exposições: formulário disponível em https://forms.gle/puzPRjkiXmE4sXUo8

 

2 - Solicitação para realização de eventos culturais ou artísticos:  formulário disponível em https://forms.gle/awY2eq995cepkseh9

 

Após ser preenchido o formulário específico o solicitante deverá aguardar a resposta de confirmação.

 

LOCALIZAÇÃO:

 

Endereço: Mercado Público de Florianópolis. Acesso pela Rua Deodoro, piso superior - Torre próxima a Praça da Alfândega, Centro.

Funcionamento: Segunda a sexta, das 12h às 18h. 

Contato: (48) 3206 9042  |  galeria.municipal@gmail.com

Galeria de Imagens