Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

home >

Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

 

Inaugurada em 25 de novembro de 2004, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti funciona no pavimento superior de um prédio histórico, na Praça 15 de Novembro, dividindo espaço com o Memorial Meyer Filho. No andar térreo, o imóvel abriga o Arquivo Histórico Municipal Professor Oswaldo Rodrigues Cabral.

 

Com 686 metros quadrados de área construída, à época considerada uma das mais altas edificações da praça, o prédio foi sede do antigo Hotel Taranto até ser adquirido na década de 1930 pelo Banco do Brasil para sediar uma agência na área central – e que foi desativada após a construção da nova sede do BB no Largo da Catedral. Totalmente restaurado, o imóvel foi cedido em comodato à Prefeitura de Florianópolis para receber atividades culturais, ganhando também um pequeno auditório para palestras e eventos.

 

Homenagem

 

Administrada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), a Galeria Municipal de Arte homenageia o renomado artista catarinense Pedro Paulo Vecchietti. A galeria possui programa de exposições com debate sobre a arte contemporânea, possibilitando aos novos artistas ou com reconhecida trajetória comporem o calendário de exposições e de eventos de artes visuais, permitindo que o público tenha acesso à produção de artes visuais contribuindo para a formação estética e cultural.  O calendário de exposições é construído mediante lançamento de edital público, cuja seleção é responsabilidade de uma Comissão Consultiva, ou  por meio de convite a artistas e curadores.

 

O artista

 

Nascido em Florianópolis no dia 11 de agosto de 1933, o tapeceiro, artista gráfico, ilustrador de livros e revistas Pedro Paulo Vecchietti aproximou-se da arte através do pai, Eugenio Vecchietti, um designer gráfico que trabalhava na formatação de capas de livro. Habituado às pranchetas do pai, Vecchietti participou de várias oficinas no Centro Integrado de Cultura (CIC), onde testava diferentes formas de tapeçaria.

 

Em 1958, o artista ajudou a fundar o Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis (GAPF), ao lado de colegas como Aldo Nunes, Dimas Rosa, Meyer Filho, Hassis, Hugo Mund Júnior, Rodrigo de Haro, Tércio da Gama e Thales Brognoli, cuja proposta era repensar os padrões vigentes da época e sugerir uma nova forma de fazer arte. Também foi co-fundador, em 1975, da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (ACAP), com Martinho de Haro, Franklin Cascaes, Eli Heil, Meyer Filho, Rodrigo de Haro, Max Moura e Vera Sabino.

 

Pedro Paulo Vecchietti participou de quase uma centena de exposições, entre individuais, coletivas e salões em várias cidades de Santa Catarina e do Brasil ao longo de sua carreira. Faleceu no dia 1º de março de 1993.

 

Localização:

 

Endereço: Praça 15 de Novembro, nº180 - Centro

                Esquina com a Rua Tiradentes

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 13h às 19h

Contato: (48) 3333-9743 - artesvisuais.ffc@gmail.com

 

Galeria de Imagens