Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

notícias e eventos
Circuito Gastronômico e Cultural
19/12/2009 a 20/12/2009
Horário: 11:00 às 20:00


foto/divulgação: Márcia Constantino

Comunidade é um dos mais belos cartões postais de Florianópolis

O 1º Circuito Gastronômico e Cultural “Curta a Costa” – Comunidade Tradicional Costa da Lagoa é uma promoção da Associação de Moradores da Costa da Lagoa (Amocosta), em parceria com a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O evento pretende divulgar as tradições locais e valorizar o estilo de vida peculiar dessa vila de pescadores remanescente da colonização açoriana.

 

A programação do “Curta a Costa” reúne gastronomia, competições esportivas, e atividades ambientais e culturais abertas ao público. Na tenda central do evento, montada ao lado da única escola da comunidade, haverá shows musicais, contação de “causos”, e apresentações de boi-de-mamão, ratoeira, pau-de-fita, maculelê, entre outras atrações. O circuito vai envolver ainda 15 restaurantes locais e as duas cooperativas de barqueiros que fazem o transporte na região (Coopercosta e Cooperilha). Conta também com o apoio da Associação de Bares e Restaurantes da Costa da Lagoa (ABRCL), Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Cinemateca Catarinense.

 

Os visitantes vão poder apreciar rendeiras trabalhando nas almofadas de bilros; pescadores produzindo tarrafas, bernunças e celibrins; e artesãos fazendo canoas em miniatura e balaios. Nesses locais haverá ainda exposição de barcos e de fotos com imagens relacionadas aos costumes e tradições da comunidade.

 

Na vela da canoa

 

A mesma lagoa que é ponto de partida e chegada dos barcos, e que assegura o sustento das famílias que vivem na Costa, também garante a diversão dos moradores e visitantes. Por esse motivo, o circuito cultural inclui duas sessões de cinema nesse cenário natural.  Curtas catarinenses com temas ligados à cultura local serão exibidos numa tela improvisada na vela de uma centenária canoa, feita de um pau só, com madeira tradicional da região: o garapuvu. A árvore que cobre de amarelo os morros da cidade é o símbolo de Florianópolis, e seu corte está restringido por lei desde a década de 1990.

 

Outra atração do Circuito “Curta a Costa” é o esporte favorito dos moradores: a corrida de canoa a vela e a remo. A competição vai reunir, no domingo, atletas de todas as faixas etárias, na categoria masculina e feminina. Boa parte das embarcações foi construída quando os competidores ainda nem eram nascidos e algumas utilizam velas feitas de material caseiro, como sacos de farinha impermeabilizados ou até o “lençol da vovó”.

 

Confira a programação na tenda central

(ao lado da E.D.da Costa da Lagoa / Ponto 16)

 

Sábado (19/12)

 

11h – Abertura da programação

14h – Grupo de boi-de-mamão da E.D. da Costa da Lagoa

15h – Grupo de Maculelê

16h – Banda Nossa Senhora da Lapa

17h – Teatro do Frankolino

18h30 – Grupo Gente da Terra

19h30 – Projeto “Curta a Costa” – Sessão de cinema à beira da lagoa

21h – Apresentação musical (DJ da comunidade)

 

 

Domingo (20/12)

 

11h – Abertura da programação

11h às 15h – Corrida de canoa a vela e a remo

15h30 – Premiação dos vencedores da competição da canoa

16h – Grupo da Terceira Idade da UFSC

17h – Banda Nossa Senhora da Lapa

19h30 – Projeto “Curta a Costa” – Sessão de cinema à beira da lagoa

21h – Lançamento do enredo do Bloco Carnavalesco da Carapeva -

         Carnaval 2010 / Costa da Lagoa