Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

11/12/2013 - Cultura
Mitologia inspira mostra no Casarão da Lagoa
Além da exposição, programação inclui abertura da loja das rendeiras e apresentação musical do grupo Gente da Terra

foto/divulgação: Clara Fernandes

Exposição de Clara Fernandes é inspirada em deusa da mitologia grega

Inspirando-se na mitologia greco-romana, a artista Clara Fernandes abre a exposição Aurora – o Amanhecer nesta quarta-feira (11), às 19 horas, no Centro Cultural Bento Silvério. A mostra celebra a renovação do antigo Casarão da Lagoa da Conceição, que passa a oferecer novos serviços à comunidade.


A programação começa mais cedo, às 18 horas, com abertura da Loja das Rendeiras e show do grupo Gente da Terra. As atividades são promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes.

 

Segundo a mitologia, Aurora (Eos) é a deusa que abria as portas do céu para o sol entrar, despertando as criaturas do mundo para um novo dia. Reunindo obras produzidas em diferentes momentos de criação, a exposição Aurora – o Amanhecer pode ser visitada até 31 de janeiro, das 13 às 19 horas, gratuitamente. Na mostra, o público poderá conferir tramas em metal, linho, seda, vidro e gesso, entre outros materiais, assim como gravuras e desenhos utilizados pela artista em trabalhos ou estudos de performance.  

 

Atuando nas artes visuais há mais de três décadas, Clara Fernandes desenvolveu um estilo próprio em tramas tridimensionais que utilizam materiais têxteis e metálicos. A poética peculiar da artista já foi mostrada em diversas exposições individuais, com destaque para Terral (1990), Iluminuras (1997), Vazante (2001), Lume (2008-2010) e Amorphobia (2012).

 

Loja das rendeiras e wi-fi na praça

 

O tema da exposição de Clara Fernandes dialoga com a atual proposta de ocupação do Casarão da Lagoa, que abre espaço para novas atividades, contemplando ações na área de cultura digital e artes visuais, além de um núcleo de comercialização da renda de bilro, instalado por meio do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, do Ministério da Cultura (MinC). A loja das rendeiras vai funcionar inicialmente de segunda a sexta, das 13 às 19 horas, sob a coordenação das próprias artesãs.

 

Buscando a integração entre o tradicional e o contemporâneo, também começa a funcionar a partir desta semana um serviço de internet wi-fi no Casarão da Lagoa, que vai possibilitar o acesso gratuito à rede mundial de computadores aos frequentadores da praça Bento Silvério. A zona livre de internet é a primeira ação do Núcleo de Cultura Digital que está em implantação com apoio da Associação Alquimídia.org e Pontão Ganesha de Cultura Digital.

 

No primeiro semestre de 2014, a Secretaria Municipal de Cultura pretende oferecer oficinas gratuitas de animação em ambiente multimídia de uso compartilhado entre pesquisadores, artistas e entusiastas. O espaço será um ponto de encontro para experimentação, produção e difusão de conhecimentos da tecnologia digital, voltada à produção de bens culturais.

 

O quê: Abertura da Loja das Rendeiras

            Show com grupo Gente da Terra

Quando: quarta-feira (11) – 18h

 

O quê: Abertura da Exposição Aurora, o Amanhecer

            (Clara Fernandes)

Quando: quarta-feira (11) – 19h / abertura

               Visitação até 31 de janeiro de 2014, das 13h às 19h

Onde: Centro Cultural Bento Silvério / Casarão da Lagoa

          Rua Henrique Veras do Nascimento, 50

          Lagoa da Conceição

Quanto: gratuito


galeria de imagens