Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

19/05/2014 - Cultura
Fundação Franklin Cascaes apoia Múltipla Dança
Festival internacional de Dança contemporânea vai movimentar a cidade até domingo (25), com programação gratuita

foto/divulgação: Caroline Moraes

Espetáculo Fole, de Michele Moura será apresentado na Casa das Máquinas

Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013, o 7º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea vai movimentar Florianópolis entre os dias 20 e 25 de maio. Realização da Arte Movimenta, o festival ocorrerá em nove locais diferentes na cidade, contemplando espetáculos, oficinas, palestra, diálogos, mostra de vídeos, lançamentos de livros e homenagens, entre outras atividades gratuitas. A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

 

Na quarta-feira (21), às 20 horas, no Teatro da Ubro, no Centro, será apresentado o espetáculo ‘Finita’, com Denise Stultz (RJ); e na quinta, às 21 horas, no mesmo local, o público poderá conferir o espetáculo ‘Solidão Pública’, de Adilso Machado (SC). Já a Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, recebe ‘Fole’, trabalho de Michelle Moura que será apresentado na sexta (23), às 21horas. Os ingressos serão distribuídos no local, uma hora antes de cada espetáculo.

 

 Com 14 convidados, a programação do 7º. Múltipla Dança prevê quatro oficinas, três palestras e diálogos, três lançamento de livros, uma mostra de vídeos. A programação completa está disponível no site do evento (NESTE LINK)

 

O evento reunirá profissionais de dois países e quatro estados brasileiros. A atração internacional vem da Argentina. ‘Maneries’, de Luis Garay& Co., coloca em cena a performer FlorenciaVecino, que trabalha o corpo como material linguístico. Garay, colombiano radicado em Buenos Aires, é reconhecido pelo seu virtuosismo e contemporaneidade de seus manifestos coreográficos.

 

Além da homenageada, a professora e pesquisadora Sandra Meyer, Santa Catarina estará representada com os espetáculos ‘Solidão Pública’, de Adilso Machado e ‘Sobre Expectativas e Promessas’, do Cena 11 Cia. de Dança. Voltada para o público infantil, a performance ‘Ninhos’,  da Balangandança Cia. (SP), faz uma associação entre dança e ecologia, tendo como palco o Parque Ecológico do Córrego Grande.

 

Dirigido por Georgia Lengos,  a coreografia baseia-se em brincadeiras de criança, movimentos de animais e na similaridade entre diferentes espécies. Única apresentação de rua do evento, a obra é subvencionada pelo Programa Rumos Dança Itaú Cultural 2012-2014.

 

Com o patrocínio da Funarte/Ministério da Cultura, o 7º. Múltipla Dança tem como apoiadores: Itaú Cultural e Rumos Itaú Cultural, projeto Dança em Foco, Centro de Artes (Ceart)/Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Serviço Social do Comércio (Sesc), Komcorp, Contexto, Célula Cultural, Fundação Cultural Badesc, governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Florianópolis/Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes/Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram)/Parque Ecológico do Córrego Grande.

 

 

Múltiplas atrações

 

Dentro da programação do festival Múltipla Dança, três espetáculos ocupam espaços culturais do município. Finita, de Denise Stutz (RJ), é um solo, dedicado à mãe da bailarina, que surge da necessidade de compreender e suportar a ausência. Entender o movimento naquele que observa, naquela que falta. A presença que se estabelece a partir da ausência do outro, o desaparecimento, oesquecimento.

 

Outra atração do Festival Internacional de Dança Contemporânea, é o espetáculo ‘Solidão Pública’, de Adilso Machado (SC), que observa o contexto de angústia, ansiedade e vazio numa sociedade que se pressupõe cada vez mais integrada nas redes sociais, manifestações, petições. Entre novos aparatos tecnológicos, ela também se manifesta: complexa, conflituosa, exigente de um estado físico, psíquico, ainda sem exemplos. Sintoma de uma perspectiva de vida atual, a solidão se mostra corporificada, tentando descobrir seu movimento subjetivo.

 

Subvencionada pelo Programa Rumos Dança Itaú Cultural 2012-2014, Michelle Moura vem do Paraná com o espetáculo ‘Fole’ – um trabalho que aborda o movimento de expulsar e a prática de hiperventilar. A respiração acelerada ocasiona alterações no estado psicofísico. No palco, um processo constante de sensações, que fornecem transformações num sistema: movimento que produz ar, som, fisicalidades que geram emoção, controle que resulta em espontaneidade, rítmicas que criam palavras e vibrações. O resultado é uma dança instável, desorientada e exagerada.  

 

O Quê: 7º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea

 

Quando: 20 a 25 de maio 

 

21 de maio (quarta) / Teatro da Ubro – 20 horas
‘Finita’, Denise Stutz (RJ)

                
22 de maio (quinta) / Teatro da Ubro – 21 horas
‘Solidão Pública’, Adilso Machado (SC)

23 de maio (sexta) / Casa das Máquinas – 21 horas

‘Fole’, Michelle Moura (PR)

        

Onde: Teatro da Ubro

            Escadaria da Rua Pedro Soares, 15, Centro,

            (48) 3222-0529

 

           Casa das Máquinas

            Rua Henrique Veras do Nascimento, 50, Lagoa da Conceição

            (48) 3232-1514

 

Quanto: gratuito

*Consulte a programação completa no site do evento (www.multipladanca.art.br)

 

* Com informações da assessoria de imprensa do evento


galeria de imagens