Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

01/06/2015 - Cultura
Projeto Quarta Musical apresenta Felipe Coelho
Com entrada franca, o show instrumental acontece nesta quarta-feira (3), na Escola Livre de Música de Florianópolis

foto/divulgação: Quarta Musical

Felipe Coelho

A segunda edição do Projeto Quarta Musical, na Escola Livre de Música de Florianópolis, traz como convidado o violonista e compositor Felipe Coelho. Transitando por diversos estilos, o artista vai mostrar seu olhar sobre a música contemporânea em Santa Catarina e apresentar um pouco da sonoridade que o levou a conquistar o Prêmio da Música Catarinense como melhor instrumentista em 2014. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a atividade acontece nesta quarta-feira (3), às 17h30, com entrada franca.

 

Nascido em Florianópolis, Felipe Coelho toca desde os 5 anos e ainda jovem foi estudar música nos Estados Unidos, onde residiu por quase uma década. Nesse período, concluiu mestrado em jazz guitar & arranging e passou a atuar como guitarrista nos grupos Serenata Band (salsa), Perla Flamenca (flamenco) e Georgia State Jazz Big Band. Também se apresentou por algum tempo como músico em navios de cruzeiros internacionais.

 

A vivência com diferentes gêneros musicais deu ao artista a bagagem para construir um estilo próprio que mescla a raiz brasileira com influências do jazz, flamenco e tradições musicais orientais. Com quatro discos lançados e atuação no cenário internacional em apresentações na China e nos Estados Unidos, Felipe Coelho conquistou vários prêmios no Brasil e no exterior.

 

Ao longo da carreira, lançou os discos Raízes Trançadas (2007), Cata Vento (2009), Musadiversa (2011), que foi indicado ao Grammy Latino, e Todas as Direções (2013), gravado ao vivo com a Orquestra Filarmonia.  Atualmente prepara o seu quinto CD, também autoral. Em 2015, Felipe Coelho apresentou-se na programação do Jurerê Jazz Festival, em Florianópolis, e vai subir ao palco como compositor e solista na Orquestra de Cordas de Kennesaw State University, na Georgia, EUA.

 

Experiências sonoras fora da sala de aula

 

Realizado no intervalo das aulas, entre os turnos vespertino e noturno, o Projeto Quarta Musical tem como proposta realizar a cada 15 dias apresentações musicais na concha acústica, no pátio ou no auditório da Escola Livre de Música de Florianópolis, no Centro. A programação é aberta à participação de alunos, professores e artistas convidados, com acesso gratuito ao público interessado.

 

No dia 17 de junho, está prevista a apresentação do grupo de choro da escola, formado por professores e alunos dos núcleos do Centro e do Campeche. Em breve, a agenda cultural também vai contemplar a apresentação da Orquestra Experimental de Música Brasileira Contemporânea, composta por alunos dos cursos de instrumentos do ciclo intermediário, que está ensaiando desde março como preparação para o processo de profissionalização musical.

 

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, o Projeto Quarta Musical, pretende incentivar a apreciação e o compartilhamento de experiências sonoras com realização de atividades artísticas de música fora das salas de aula. O formato de apresentação tem como objetivo ampliar a interação entre alunos e professores das várias disciplinas e fomentar a formação de grupos musicais, bandas e orquestras.

 

A iniciativa também propicia ao público conhecer o trabalho realizado na Escola Livre de Música de Florianópolis, que atende cerca de 600 alunos em núcleos no Centro e no Campeche. O programa de educação musical realizado no município conta com patrocínio da Tractebel Energia e Ministério da Cultura (MinC),via Lei Rouanet.

           

 

Serviço: 


O quê: Projeto Quarta Musical, com Felipe Coelho

 

Quando: quarta-feira (3) – 17h30
Onde: Escola Livre de Música / Rua Alves de Brito, 334 – Centro

          (48) 3225-2083

Quanto: gratuito

 

Facebook da Escola Livre de Música

https://www.facebook.com/escolalivredemusicaflorianopolis?fref=ts

 

Site do Felipe Coelho

www.felipefc.com


galeria de imagens