Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

13/04/2023 - Cultura
Mostra teatral começa nesta sexta-feira, 14

foto/divulgação: Divulgação PMF

Mostra teatral começa nesta sexta-feira, 14

Contar e descortinar histórias não contadas ou esquecidas, e realizar a crítica  através de olhares plurais com o intuito de promover a diversidade cultural. Além  de colocar em circulação espetáculos que estão à margem dos eixos de difusão  artística da nossa cidade. Estes são os objetivos da Mostra Dissidente de Teatro  Político, cuja segunda edição acontece de 14 a 17 de abril, em Florianópolis.  

A ideia da Mostra nasceu no ano de 2019, a partir de uma conversa informal em  um dos bares da Travessa Radcliff, no centro histórico da cidade – região que  passou a chamar atenção pelas inúmeras manifestações culturais que passaram  a acontecer naquele espaço. Durante a pandemia este espaço esvaziou-se,  porém nos últimos tempos o movimento começou a retornar com apresentações  artísticas que buscam reforçar a representatividade de cada um dos sujeitos que  compõem o povo brasileiro.  

Com curadoria e produção de Elaine Sallas e Gustavo Bieberbach, a 2ª Mostra  Dissidente de Teatro Político vem restituir as narrativas que se façam  abrangentes para a cena artístico-política atual. “Afinal, o teatro político se  remonta ao que acontece em nosso entorno, porém depende de como utilizamos  os fatos a fim de transformá-los numa crítica social”, afirma Gustavo.  

O projeto foi aprovado pelo Edital de Apoio às Culturas nº 623/SMA/DSLC/2021.  Conta com o apoio cultural do SESC/SC e Patrocínio do Fundo Municipal de  Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretaria de  Turismo, Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal de Florianópolis. É financiado  com recurso público oriundo do Edital de Apoio às Culturas 2021. 

Espetáculos locais compõem a programação da Mostra 

Durante os quatro dias de mostra serão apresentados 8 espetáculos de grupos  e cias de teatro locais. Para esta segunda edição, a curadoria pensou em abrir  novas perspectivas, ampliando para temas como: direitos humanos, comunidade  indígena (povos originários), feminismos/mulherismos, negritude, comunidade  PCD, corpos fora do padrão hegemônico e brasilidades.  

Logo após a apresentação da peça, será promovido um debate com  pesquisadores acerca dos temas mostrados em cena. As entradas são gratuitas,  e os ingressos serão distribuídos nos locais uma hora antes de cada  apresentação.  

Confira abaixo a programação completa. 

 

Serviço: 

O que: 2[ Mostra Dissidente de Teatro Político  

Quando: de 14 a 17 de abril de 2023 

Onde: Florianópolis  

O projeto na rede: 

Instagram: @mostra_dissidente 

Ficha técnica: Curadoria e Produção: Elaine Sallas e Gustavo Bieberbach /  Assistentes de produção: Andrea Padilha (Escolas), Nara Temosko e Ricardo  Goulart / Assessoria de imprensa (redes sociais): Bossa Comunicação – Manu  Pinheiro / Identidade Visual: Ricardo Goulart / Cobertura fotográfica: Sérgio  Vignes / Intérprete em libras: Joanna Tiepo. 

Programação:  

14/04/2023 (sexta-feira) 

20h – Teatro Sesc Prainha - A nova ordem bruxólica (ColetivAluará)  Debatedoras: Tereza Franzoni e Daniela Félix 

23h – Associação Arco-Íris – Cabaret Casa de Tolerância (No Hay Banda) 

15/04/2023 (sábado) 

11h - Sede do Parque da Lagoa do Peri – Soledad (Cia. Embróglio)  Debatedoras: Prof.ª Marlene de Fáveri e Profª. Vera Collaço 

18h – Teatro Sesc Prainha – Brecha (Coletivo Dizputa Sitiada)  Debatedoras: Carolina Pommer e Tatiane Fuggi 

20h30 – Teatro Sesc Prainha – Lançamento do livro Ruínas da Cena:   Intersecções entre imagens políticas e as Teses sobre o Conceito   de história de Walter Benjamin (Grupo Imagens Políticas) 

16/04/2023 (domingo) 

18h30 - Sala Multiuso SESC Prainha – Ori (Teatro em trâmite) 

20h – Teatro Sesc Prainha - Ação Zumbi canta o amor (Associação Cultural   Ação Zumbi) 

 Debatedoras: Adriana Patrícia dos Santos e Luciana Freitas (MNU)

17/04/2023 (segunda-feira) 

10h e15h - Teatro Titina Bastos CEDEP (Monte Cristo) – Aranduá (Cia. Guita) 

19h – Teatro Sesc Prainha – Desapego (Lápis de Seda Cia. De Dança)  Debatedores: Diana Gilardenghi e Vinícius Schmidt 

 Disparo Dialético - Catarina Kinas – Mediadora (Fecate)