Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

28/09/2023 - Cultura
Exposição "Matriz Mater" inicia na Galeria Vecchieetti

foto/divulgação: Divulgação PMF

Divulgação PMF

A Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti recebe a exposição "Matriz Mater” traz uma série de obras variadas da artista Neide Palaez de Campos. A exposição destaca sua última série de pinturas antes do Alzheimer e uma coleção de gravuras e obras de outros artistas.

 

Com a curadoria de Fabíola Cirimbelli Búrigo da Costa (UFSC), Juliana Crispe (UDESC) e Sandra Favero (UDESC), a exposição abrirá no dia 3 de outubro, às 18h30, na Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti, localizada na Praça XV de Novembro, 180. A mostra ficará aberta até 4 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

 

A exposição "Matriz Mater" inclui: uma coleção de 16 gravuras, incluindo litografias, gravuras em metal e xilogravuras da década de 70; 13 pinturas criadas entre 2013 e 2016, mostrando a evolução do estilo de Neide ao longo dos anos; 2 gravuras da coleção pessoal de Neide, incluindo obras de gravadores catarinenses e brasileiros renomados, como Jandira Lorenz, Sandra Fávero, Geraldo Mazzi, Aldo Bonadei, Antônio Maia, Marcelo Grassmann, Jerônimo, entre outros.

 

Neide Palaez de Campos

 

Natural de Videira (SC), Neide Pelaez de Campos vive e trabalha em Florianópolis. Iniciou sua formação artística na Escola de Belas Artes do Paraná e, a seguir, no Instituto de Artes da Universidade do Rio Grande do Sul. Atuou como professora colaboradora de gravura na UDESC, como arte-educadora efetiva junto à Universidade Federal de Santa Catarina - Colégio de Aplicação. Desenvolve seu trabalho em artes visuais especialmente nas áreas de Gravura, Fotografia e Aquarela. Participação em exposições coletivas: Plano Espaço - Museu de Artes de Joinville (2010); Indícios – Universidade UNIVALI - São José (2007); Um Espelho no Acervo, Museu de Arte de Santa Catarina (2009), com curadoria de Fernando Lindote; Fragmentos - Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (2007).