Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

13/05/2013 - Cultura
Ciclo de Festas do Divino inicia em Florianópolis
Ciclo festivo foi lançado no sábado (11) pelo prefeito Cesar Souza Júnior, com desfile de cortejos de 13 comunidades. A primeira festa começa nesta quarta-feira (15), na Lagoa da Conceição.

foto/divulgação: Dieve Oehme

Prefeito Cesar Souza Júnior destacou importância das Festas do Divino

Bandeiras vermelhas com fitas multicoloridas enfeitaram as ruas centrais em Florianópolis, neste sábado (11), anunciando uma tradição de mais de dois séculos introduzida no município pelos imigrantes açorianos. Com um desfile de cortejos imperiais, estandartes e representações de 15 comunidades, o Ciclo do Divino Espírito Santo foi aberto na Capital pelo prefeito Cesar Souza Júnior em uma cerimônia organizada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com a Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina (CAISC).

 

O evento contou com a participação de comitivas das 13 festas de Florianópolis e de cortejos imperiais de Governador Celso Ramos e São José.  A programação iniciou em frente à Casa da Memória, na Rua Padre Miguelinho, com a concentração dos participantes, hasteamento da Bandeira do Divino e bênção de pães pelo padre Davi Coelho, pároco da Catedral Metropolitana.

 

O historiador Sérgio Ferreira, vice-presidente da CAISC, falou ao público sobre o elemento mais representativo dos festejos. “Ao contrário dos Açores, onde a coroa é o símbolo mais forte da festa, em Florianópolis é a bandeira. Provavelmente por não terem dinheiro para fazer a coroa e o pano ser mais barato, aqui, eles (os açorianos) utilizavam a bandeira. Por isso, nossa devoção tão grande à Bandeira do Espírito Santo”, explicou Ferreira, reforçando a importância cultural da festividade como marca identitária. “Onde há açoriano no mundo há Festa do Divino Espírito Santo”, pontuou.

 

Ressaltando a importância da preservação das manifestações culturais locais, o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Luiz Moukarzel, garantiu o apoio da instituição às comunidades tradicionais. “Será uma marca nesse governo fazer com que a cultura catarinense e a cultura da Ilha sejam permanentemente valorizadas, com ações propositivas”, disse o superintendente, citando como exemplos o Terno de Reis, a Festa do Divino e o Boi de Mamão.

 

“Não só a Câmara como a Prefeitura têm a responsabilidade de respeitar e fortalecer essa tradição. É a nossa identidade com aqueles que atravessaram o mar, enfrentaram as intempéries numa ilha distante e para cá trouxeram sua tradição e sua fé. Emociona muito ver crianças e jovens participando. Essa é a nossa cara” destacou o prefeito Cesar Souza Júnior, que esteve presente desde a abertura até o encerramento da programação, com o encontro das bandeiras no Largo da Catedral e apresentações artísticas.

 

O Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis foi criado em atenção à Lei Municipal nº 8010/2009, que instituiu o Dia Municipal de Abertura das Festividades do Divino Espírito Santo. O calendário abrange as 13 festividades realizadas de maio a setembro no município, e as atividades culturais de lançamento e encerramento. A primeira festa inicia na Lagoa da Conceição, nesta quarta-feira, 15 de maio. A programação completa do Ciclo do Divino 2013 está disponível no site da Fundação Franklin Cascaes.

Clique AQUI


galeria de imagens