Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

10/07/2013 - Cultura
Exposição reúne desenhos inéditos de Loro de Lima
Mostra com 40 desenhos inéditos pode ser visitada na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes na Praça 15 de novembro

foto/divulgação: Loro de Lima

Desenhos exploram geometria e espaço

Durante cinco anos, o artista plástico Loro de Lima transpôs para o papel um universo onírico em forma de texturas, tramas, figuras e signos, entre outros elementos surgidos do gesto. Parte desse conjunto de desenhos inéditos foi reunida na exposição Ponto e Traço, que pode ser visitada até 16 de agosto, gratuitamente, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, no Centro.

 

Com curadoria de Patrícia Amante e apresentação da artista plástica e professora Maria Lúcia Mascelani Mourão, a exposição contempla 40 desenhos em diversos tamanhos, feitos com bico de pena em nanquim sobre papel vegetal, selecionados entre 840 obras produzidas pelo artista ao longo de meia década.

 

A exposição faz um passeio visual por imagens abstratas e figurativas que revelam um mundo interior onde tudo parece se mover diante dos olhos. Distribuída em painéis instalados de forma diferenciada, a mostra possibilita que as pessoas apreciem os desenhos a partir de qualquer ângulo, construindo diferentes interpretações.

 

Essa é a primeira vez que Loro de Lima realiza uma incursão tão intensa pelo desenho e, segundo ele, a experiência encerra com a exposição Ponto e Traço. “Eu tinha um pé atrás com o desenho. Foi um período silencioso onde tentei quebrar a estrutura do movimento do corpo. Agora eu volto para a pintura”, revelou o artista.

 

A Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti tem atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Escolas do município ou grupos interessados em visitar a exposição podem fazer agendamento junto à Diretoria de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, pelo telefone (48) 3324-1415, ou pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com.

 

Renovação na arte 

 

Nascido em Florianópolis, em 1947, Lourival Pinheiro de Lima participa do movimento artístico da Ilha de Santa Catarina desde 1975. Viajou em 1976 para os Estados Unidos, onde estudou na Art Students Leagne, em Nova Iorque. Durante a década de 1980, retornou com frequência a Santa Catarina, estabelecendo-se novamente na Capital.

 

Em quase 40 anos de produção artística, Loro de Lima está sempre reinventando sua linguagem na pintura, escultura, gravura e desenho, com traços que se movimentam entre o figurativo, o abstrato e o surrealismo. Junto com Rubens Oestroem e Fernando Lindote, entre outros nomes, foi considerado um dos representantes da renovação da arte catarinense na década de 1980, época marcada pela pluralidade artística e estética que refletia conflitos do mundo contemporâneo.

 

Realizou diversas mostras coletivas e individuais no Brasil e nos Estados Unidos, com destaque para o 2º Salão Jovem Arte Sul América, no Museu de Arte de Santa Catarina (1982), o 9º Salão Nacional de Artes Plásticas – Sul, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (1986) e a Exposição na OEA, em Nova Iorque (1991).

 

Serviço:
 

O Quê: Exposição Ponto e Traço (Loro de Lima)

 

Quando: Visitação até 16 de agosto

                 Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h

 

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

            Praça 15 de Novembro, 180 – Centro

            Esquina com Rua Tiradentes

 

Informações e agendamento de grupos:

 (48) 3324-1415

artesvisuais.ffc@gmail.com

 

Quanto: gratuito 


galeria de imagens