Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

26/07/2013 - Cultura
Centro Histórico ganha Corredor das Artes
Neste sábado (27), ruas Victor Meirelles e Saldanha Marinho serão destinadas aos artistas numa ação da Prefeitura de Florianópolis dentro do projeto Viva a Cidade

foto/divulgação: Cris Villar

Palhaço Leleco leva magia do circo para a Rua dos Artistas

Florianópolis ganha a partir deste final de semana um espaço para os artistas, destinado à difusão e fruição da produção cultural. O Corredor das Artes – Rua dos Artistas vai funcionar no trecho das ruas Victor Meirelles e Saldanha Marinho, integrado ao projeto Viva a Cidade, que pretende revitalizar e humanizar o Centro Histórico para torná-lo um espaço de convivência para a população. Iniciativa inédita da Prefeitura da Capital, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas, o projeto começa neste sábado (27), com atividades das 9h às 16h. 

 

Na programação cultural de estreia estão confirmadas apresentações da tradicional Banda da Lapa, do Ribeirão da Ilha, grupo Circus Fever e boi de mamão do Porto da Lagoa. Atores, músicos, escritores, bailarinos, entre outros interessados em se apresentar de forma individual ou coletiva no Corredor das Artes podem comparecer ao local, onde uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Florianópolis vai auxiliar e orientar a ocupação ordenada do espaço público. Mais informações podem ser obtidas via e-mail, junto à Diretoria de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (artes.ffc@gmail.com) ou pelo telefone 3324-1415.

 

Viva a Cidade

 

Valorizando a história, a tradição e as características de cada rua, o projeto Viva a Cidade propõe movimentar o setor leste do Centro Histórico com atividades culturais todos os sábados. Além de áreas destinadas aos artistas, a programação prevê realização de feira e exposição ao ar livre com produtos de lojas de artes, móveis usados, sebos e brechós nas ruas Nunes Machado, Tiradentes e João Pinto. Haverá feira de artesanato na rua Antônio Luz e atividades de música e gastronomia na Travessa Ratcliff, tradicional reduto do samba.

 

Além das ações de humanização, a Prefeitura de Florianópolis pretende em breve revitalizar também a estrutura física da região, incluindo melhorias na pavimentação. Outra proposta em estudo é a transformação de parte do Terminal Urbano Cidade de Florianópolis em espaço de atividades culturais.

 

O projeto Viva a Cidade conta com a participação das secretarias municipais de Cultura; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Turismo; Saúde, além da Secretaria Executiva de Serviços Públicos, Guarda Municipal de Florianópolis e Vigilância Sanitária. Também apoiam as atividades os lojistas da região e as Polícias Civil e Militar, entre outras instituições.

 

  

O Quê: Corredor das Artes – Rua dos Artistas / Projeto Viva a Cidade

 

Quando: sábado (27 de julho) – 9h às 16h

 

Onde: Ruas Victor Meirelles e Saldanha Marinho

 

Quanto: gratuito

 

Programação Artística

 

 

Corredor das Artes – Ruas Victor Meirelles e Saldanha Marinho

 

10h – Banda da Lapa (Ribeirão da Ilha)

          Saída do Mercado Público e cortejo pelo Centro Histórico

 

11h – Espetáculo Hoje Tem Palhaçada

          Circus Fever – com palhaços Lilica e Leleco

 

13h30 – Espetáculo Hoje Tem Palhaçada

          Circus Fever – com palhaços Lilica e Leleco

 

14h – Boi de Mamão do Porto da Lagoa


galeria de imagens