Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

20/08/2013 - Cultura
Exposição Persona reúne trabalhos de Carlos Asp
Mostra que será aberta nesta quarta-feira, às 19h30, na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, pode ser visitada até dia 4 de outubro

foto/divulgação: Exposição Persona

Carlos Asp

O artista Carlos Asp trabalhou durante 14 meses com detentas da Penitenciária Feminina do Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, buscando com sua arte reconstruir histórias de vida interrompidas ou fragmentadas pela reclusão. Esse trabalho inspirou a exposição Persona, que será aberta nesta quarta-feira (21), às 19h30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, no Centro. 

 

Mais cedo, às 18h, o artista fala sobre sua vivência em conversa com o público no Museu Victor Meirelles, com a participação do artista e amigo Giba Duarte, que realiza no local a exposição Livros. O encontro terá também a presença de Fernando Boppré, curador das duas mostras. A exposição na Galeria Vecchietti pode ser visitada até dia 4 de outubro, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

 

Persona representa um “autorretrato com as sobras do mundo. Ver o belo no desconforme, no (i) mundo”, descreve Carlos Asp. Na exposição, o artista propõe a “reconstrução do eu” como uma reflexão sobre sua própria vida, espalhada pela cidade em obras expostas nos museus, instituições culturais e na casa das pessoas. Usando caixas de chá, de remédios, de alimentos e embalagens em geral, Asp faz recortes e colagens, brinca com as palavras, com as imagens e o design, transformando objetos em anotações visuais. A última exposição individual realizada pelo artista na capital catarinense ocorreu em 2008.

 

Natural do Rio Grande do Sul, Carlos Asp vive e trabalha em Florianópolis há três décadas, destacando-se pelos desenhos que produz a partir da saturação de camadas de grafite aplicadas sobre os papéis. Por meio do gesto de traçar e do colorir, o artista consegue criar campos relacionais que dialogam com as paisagens interiores de cada um. “Ele é o sujeito que nunca deixou de ter um olhar terno para o céu, para as estrelas e para as miudezas das coisas que se espalham sobre a terra”, observa Fernando Boppré. 

 

Oficina de desenho

 

No sábado (24), das 10h às 13h, na Rua Victor Meirelles, Carlos Asp ministra oficina de desenho ao ar livre, aberta ao público. A atividade acontece integrada ao Corredor das Artes (Projeto Viva a Cidade), que também terá a participação do artista Giba Duarte. Durante a oficina, os participantes serão orientados a exercitar o olhar, sentir o que está sendo produzido e escrever sobre isso. A ação educativa será coordenada por Fernando Boppré.

 

As inscrições para a oficina podem ser feitas na Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, pelo telefone (48) 3324-1415, ou pelo e-mail da Diretoria de Artes (artesvisuais.ffc@gmail.com). É importante que os participantes levem papel e lápis HB e 6B, entre outros materiais apropriados para desenho.

  

Serviço:

 

O quê: Exposição Persona, com Carlos Asp

Quando: quarta-feira (21 de agosto) – 19h30 / abertura

                Visitação de 22 de agosto a 4 de outubro

                 Segunda a sexta-feira – 13h às 19h

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

           Praça 15 de Novembro, 180 – Centro

           (Esquina com Rua Tiradentes)

Quanto: gratuito

 

 

O quê: Conversa com o artista Carlos Asp

Quando: quarta-feira (21 de agosto) – 18h

Onde: Museu Victor Meirelles

         Rua Victor Meirelles, 59 – Centro

Quanto: gratuito

 

 

 

O quê: Oficina de Desenho, com Carlos Asp

            (vagas limitadas)

Quando: sábado (24 de agosto) – 10h às 13h

Onde: Corredor das Artes (Projeto Viva a Cidade)

            Rua Victor Meirelles – Centro

Quanto: gratuito

Inscrições e informações: (48) 3324-1415

                                     artesvisuais.ffc@gmail.com


galeria de imagens