Secretaria Municipal de Assistência Social

16/06/2010 - Social
Violência contra o idoso deve ser denunciada ao CIAPREVI
Em 2010, o serviço atendeu mais de 400 vítimas até abril

foto/divulgação: Cibelly Favero

Ao ser agredido psicologicamente, seu Manoel buscou a ajuda do CIAPREVI

“Fui ameaçado de morte, minha casa e meu carro foram apedrejados. Eu não sabia o que fazer. Procurei o CIAPREVI e me surpreendi, recebi todas as orientações de como proceder, além de ser acompanhado em todas as etapas necessárias”, explica seu Manoel, que vinha sofrendo agressões psicológicas de uma vizinha.

 

O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa – CIAPREVI – presta atendimento ao idoso em situação de vulnerabilidade social e violência.

 

Ao receber as denúncias, as assistentes sociais averiguam o caso, orientam as vítimas e mostram quais meios podem ser utilizados para dar fim à situação. Ao identificar estes meios, a vítima recebe acompanhamento durante todo o processo, até que o caso de violência seja solucionado.

 

“O caso do seu Manoel é simples comparado aos que atendemos. A solução veio da justiça. Apesar de o processo continuar em andamento, seu Manoel e a esposa voltaram a viver sem medo, e o principal, sem serem violentados”, explicou Nelson Gomes, Coordenador do CIAPREVI e vice-presidente do Conselho Municipal de Idosos.

 

Nos quatro primeiros meses deste ano, mais de 400 idosos foram atendidos pelo serviço. Negligência, agressão psicológica, abuso financeiro, agressão física, abandono, autonegligência e violência sexual, são os tipos de violência denunciados ao CIAPREVI.

 

O CIAPREVI realiza ações de acolhimento, estudo e diagnóstico psicossocial, visitas domiciliares, mediação de conflitos e notificações ao Ministério Público. O objetivo é proteger e defender os direitos do idoso e promover a reestruturação dos vínculos familiares.

 

O serviço conta com uma rede de atendimento às vítimas de violência: Centros de Saúde, Promotorias de Justiça da Capital, Delegacias de Polícia, Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

 

Pessoas com mais de 60 anos, residentes em Florianópolis e que estejam em situação de violência devem procurar o serviço. O CIAPREVI também pode ser acionado através do Disque Idoso: 0800 644 0011.